09/09/2024 16h09

Secretaria das Mulheres realiza primeira reunião do Grupo de Trabalho de Mães Atípicas

A Secretaria Estadual das Mulheres do Espírito Santo realizou a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Mães Atípicas, criado pela Portaria nº 037/2024, com o objetivo de promover políticas públicas que atendam às demandas específicas de mães de crianças e adolescentes com deficiência. O GT foi criado para dar voz a essas mães e construir um diálogo mais próximo com o poder público, buscando soluções para os desafios que enfrentam no dia a dia.

O encontro foi conduzido pela secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes; e contou com a participação da subsecretária de Estado de Política para Mulheres, Sonia Damasceno; das gerentes das Secretarias, além de representantes da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além do coletivo Mães Eficientes Somos Nós, representando as mães atípicas.

Entre as pautas prioritárias levantadas na primeira reunião estão a saúde mental das mães, a criação de políticas de geração de emprego e renda adaptadas para mulheres cuidadoras, e o fortalecimento de uma rede de apoio que considere as especificidades da maternidade atípica.

A secretária Jacqueline Moraes destacou a importância do grupo de trabalho como um espaço para ouvir as demandas das mães e construir, em conjunto, políticas que reflitam suas necessidades reais. "Estamos aqui para ouvir e para transformar essas demandas em ações concretas. A criação deste grupo é um passo importante para o reconhecimento e a valorização dessas mães que enfrentam desafios únicos", afirmou.

As reuniões serão coordenadas pela Secretaria Estadual das Mulheres para a construção de políticas públicas mais inclusivas e iniciar efetivamente a discussão sobre as necessidades dessas mulheres. A próxima reunião do grupo está marcada para novembro. “Será um momento para aprofundar as discussões e traçar os próximos passos do GT, sempre com foco na inclusão e no atendimento das demandas das mães atípicas”, reforçou a secretária Jacqueline Moraes.

Após essa nova reunião, os encontros serão realizados trimestralmente para dar continuidade às discussões e definir um plano de ação que contemple as demandas apresentadas.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da SESM