29/09/2010 16h53 - Atualizado em 21/01/2019 16h00

Secretaria de Estado da Saúde adquire quatro tipos de exames inéditos para os pacientes SUS

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão acesso a quatro tipos de exames de diagnóstico por imagem que até então não eram disponibilizados na rede estadual de saúde porque não havia oferta. O contrato, no valor de R$ 184,6 mil, foi assinado na manhã desta quarta-feira (29) pelo secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, com uma clínica particular de Vitória.

O contrato garante 20 ressonâncias magnéticas para obesos com mais de 120 Kg; 100 ressonâncias magnéticas de crânio com espectroscopia; 50 angiotomografias de artérias coronárias e 50 tomografias cardíacas. Segundo Anselmo Tozi, todos os quatro exames são difíceis de se encontrar oferta. “Há três anos estamos procurando prestadores para estes serviços”, disse.

“Nosso objetivo é melhorar o acesso da população. Quando não são realizados na rede pública, compramos na iniciativa privada, por isso temos ido às clínicas particulares. Temos comprado quantidade muito grande para dar conta da demanda e a preços menores. Os recursos públicos têm que ser bem empregados”, ressaltou Anselmo Tozi.

Um dos sócios-diretores da Multiscam - que será a prestadora do serviço - Francisco H. Coelho, destacou como fundamental a parceria com o setor público. “Queremos abrir nosso serviços e garantir ao paciente do SUS tratamento igual ao do plano de saúde. Não fazemos distinção da origem dos pacientes atendidos aqui”, salientou.

A assinatura do contrato contou com a presença da superintendente de Saúde da Sesa, Lucileia Eller, e de representantes da clínica, como sócios-diretores e funcionários.

De janeiro a setembro de 2010 a Sesa disponibilizou 6.993 exames de ressonância magnética, totalizando R$ 1,8 milhão, descentralizando a oferta para as Regiões Centro, Norte e Sul do Espírito Santo.

Acesso

Para ter acesso aos exames, o usuário deve antes ser consultado por especialista em unidade básica de saúde de seu município. O profissional avalia a necessidade ou não do procedimento e entrega o encaminhamento/ solicitação ao usuário, que realiza o agendamento na própria unidade, por meio da Agência Municipal de Agendamento (Amas).

A Agência, por sua vez, faz o encaminhamento à Central de Regulação de Exames Especializados da Sesa, localizada no Centro Regional de Especialidades (CRE Metropolitano), em Cariacica, onde será feita avaliação por médicos. Aprovada, a solicitação é enviada para o prestador, que realiza a marcação e convocação dos pacientes para a realização do exame.

Saiba mais

Ressonância magnética para obesos: O aparelho tem abertura maior, assim como a capacidade de peso, até 235 Kg.

Angiotomografia de artérias coronárias: Método não invasivo para avaliação das doenças coronarianas. O exame tem valor para indicar ou não a realização de cateterismo.

Tomografia cardíaca: Exame utilizado para pesquisar se há calcificação coronariana.

Ressonância magnética de crânio com contraste e espectroscopia: Método para avaliação de lesões tumorais no crânio. Avalia se o tumor é benigno ou maligno. No pós-operatório é utilizado para verificar se há resíduo tumoral.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard