12/07/2017 14h33 - Atualizado em 12/07/2017 14h44

Secretaria de Estado da Saúde discute saúde da mulher e da criança na Região Sul

Foto: Assessoria de Comunicação/Sesa

O município de Jerônimo Monteiro vai receber, nesta quinta-feira (13), o I Fórum Perinatal da Região Sul. O evento será promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Grupo Condutor da Rede de Atenção Materno-Infantil da Região Sul, em parceria com as secretarias municipais de saúde da região. O objetivo do encontro é discutir e pactuar propostas para organizar uma rede de cuidados integral e humanizada para atender a mulheres e crianças.

“O Fórum Perinatal é um espaço coletivo de debate, cujo objetivo é reunir gestores, profissionais de saúde, usuárias dos serviços e outros envolvidos na atenção à saúde materno-infantil para discutir os avanços e os desafios do atendimento, desde o pré-natal até o parto, a fim de fortalecermos a execução de boas práticas e melhorarmos a organização da Rede de Atenção à Saúde Materno-Infantil na região”, comentou a coordenadora estadual da Rede de Atenção Materno-Infantil, Eliane Pereira da Silva.

O I Fórum Perinatal da Região Sul envolverá profissionais de toda a rede de assistência: planejamento familiar e saúde da mulher, pré-natal de baixo e alto risco, apoio propedêutico e terapêutico, rede hospitalar com leitos de obstetrícia e leitos de alto risco, além de atenção à saúde da criança. “O fórum abordará temas referentes à saúde da mulher e da criança com base na realidade da região e de seus municípios. Vamos discutir os problemas e as melhores soluções, ou seja, como atuar regionalmente no enfrentamento desses problemas e melhorar a qualidade assistencial”, resumiu Ary Célio de Oliveira, da Área Técnica de Saúde da Mulher da Sesa e coordenador do Plano Estadual de Enfrentamento da Sífilis Congênita.

Estão convidados secretários municipais de saúde da região; equipes da Estratégia Saúde da Família (dentistas, enfermeiros e médicos); coordenadores municipais de Vigilância Epidemiológica, de Saúde da Mulher e de Saúde da Criança; diretores clínicos, obstetras, pediatras, enfermeiros e coordenadores de hospitais, maternidades e prontos atendimentos; equipes de referência dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e de serviços de atenção obstétrica e neonatal; membros das Câmaras Técnicas e Temáticas e todos os demais profissionais que de alguma forma participam da Rede de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança.

Um dos temas a serem discutidos no fórum é a sífilis em mulheres grávidas, que aumentou 43,5% no Espírito Santo de 2013 a 2015, e a sífilis congênita (quando a doença é transmitida de mãe para filho na gestação ou no parto), que cresceu 68,5% no mesmo período. “O grande predomínio de sífilis (71%) é na Região Metropolitana, mas esse é um problema estadual. Temos que trabalhar na linha de prevenção e de promoção da saúde para evitar que esses números continuem crescendo. A ocorrência de sífilis congênita é a tradução de falha na assistência pré-natal”, comentou Ary Célio, coordenador do Plano Estadual de Enfrentamento da Sífilis Congênita.

Serviço:

I Fórum Perinatal da Região Sul

Horário: 8h30 às 17h

Local: Auditório do NEDTEC – Avenida Governador Lindenberg, número 316, Centro de Jerônimo Monteiro

Programação:

8h30: Recepção aos participantes e credenciamento

9h: Apresentação da Rede de Atenção Materno-Infantil (Rami) na Região Sul

9h30: Estratificação de Risco na Gestação

10h20: Intervalo

10h40: A Importância do Acompanhamento Pediátrico

11h50: Intervalo

13h: A Enfermagem e o Pré-Natal