28/04/2022 21h32

Secretário da Saúde toma posse como presidente do Conass

Em solenidade realizada na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), na noite dessa quarta-feira (27), o secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, foi empossado como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass), bem como toda a diretoria do conselho para a gestão 2022/2023.

Em seu discurso, Nésio Fernandes agradeceu a gestão do presidente anterior durante uma das crises sanitárias mais desafiadoras da atualidade: a pandemia de Covid-19. Para ele, mesmo com todas as adversidades e perdas ocorridas na pandemia, foi possível salvar milhões de vidas e o sistema, público e universal de saúde, um dos maiores do mundo, foi reconhecido como fundamental ao País.

O presidente empossado enalteceu o Sistema Único de Saúde (SUS) e afirmou que ele reflete a capacidade de luta de um povo pela vida. “O SUS é resultado de décadas de construção em ambientes de tensão, reivindicação, diferenças de opinião, mas também pela busca de entendimentos e unidades na ação. Ele é instrumento de justiça social”, disse. 

Segundo Nésio, a pandemia desafiou, não somente o sistema de saúde brasileiro, mas também todos os sistemas políticos do mundo, revelando o melhor e o pior de cada um deles. “Além da saúde pública, a rede privada de serviços de saúde também foi estrangulada. E no colapso da rede privada, em praticamente todos os estados do Brasil, a classe média e setores mais ricos da sociedade também foram acolhidos e cuidados pelo Sistema Único de Saúde”, destacou. 

Ainda em seu discurso, Nésio Fernandes mencionou a importância da vacinação para o controle da pandemia e afirmou que a imunização de toda a população com esquema completo é o grande desafio do momento, já que a confiança nas instituições e nas vacinas foi frontalmente atacada por campanhas de desinformação.

“Sem o avanço das coberturas vacinais, a Delta e a Ômicron poderiam ter nos levado a um milhão de óbitos no Brasil, mas foi com vacinas que mitigamos as novas ondas de internações e óbitos e vamos conquistar neste momento o maior período de controle da pandemia que ainda não acabou”, ressaltou o secretário da Saúde do Espírito Santo.

O presidente chamou a atenção para a importância do processo eleitoral que ocorrerá este ano. “O SUS é um consenso nacional e o eleitor irá exigir dos seus representantes projetos claros para melhorar a saúde pública. O eleitor quer a saúde pública com qualidade. O Conass vai participar deste processo construindo diálogos e entendimentos com todos os campos políticos, para que a agenda do sistema, em 2023, comece com o apoio de todos os campos da vida política do Brasil.”

Presente na solenidade, a vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes destacou o conhecimento e a experiência do secretário Nésio Fernandes, enquanto médico humanista que ama as pessoas, a profissão e o SUS. “As políticas públicas têm grande papel de salvar vidas e eu sou um grande exemplo disso”, observou.

Participaram da posse autoridades do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Saúde, parlamentares e outras instituições da saúde.

O representante do Conselho Nacional de Saúde, Heleno Rodrigues Correa, ressaltou a importância de continuar com o trabalho democrático, representativo e amplo que se reflete nos estados. Para ele, os secretários de saúde se consolidam como companheiros de jornada e como aqueles que compartilham as dificuldades de promover o Sistema Único de Saúde no Brasil como a maior política pública de impacto populacional do país.

“Isso é uma missão ao mesmo tempo pesada e gratificante. Esse momento democrático deve refletir a percepção de que o SUS só é viável porque os seus conselhos, em todos os níveis, nacional, estaduais e municipais, conseguem conviver com os desejos da população em caráter paritário”, frisou Heleno Correa.

Para a representante da Opas/OMS no Brasil, Socorro Gross, o SUS é uma força conjunta. “Hoje é um dia muito especial para o SUS que é grandioso e é a mais forte política social brasileira. O SUS é o único sistema único no mundo para uma população de mais de 100 milhões de habitantes”, lembrou.

Já para o secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde, Marcus Vinicius Fernandes Dias, o sistema de saúde brasileiro é um grande patrimônio brasileiro. “O SUS é resiliente e saiu mais forte da crise. O SUS é imprescindível para a sociedade brasileira”, pontuou.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conass


Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges
asscom@saude.es.gov.br
 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard