06/03/2018 17h22

Secretário de Estado da Saúde visita Rede Cuidar em Santa Teresa

Na tarde desta terça-feira (06), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, acompanhado pelo prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro, pela secretária municipal de Saúde, Andréia Passamani, além da equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), visitou a unidade da Rede Cuidar em Santa Teresa, para acompanhar o andamento das instalações.

A unidade vai atender a população de oito municípios (Santa Teresa, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, São Roque do Canaã), o que representa um total de 146.552 pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Rede Cuidar é o novo modelo de atendimento integral à saúde, que visa melhorar a qualidade de vida, formando uma rede de atendimento que propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar. Nela, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) poderá realizar consultas e a maioria dos exames no mesmo local, mais perto de casa, evitando deslocamento para a Grande Vitória.
Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.

Todas as regiões do Estado terão uma unidade da Rede cuidar. São cinco, no total. Além de Nova Venécia, onde a unidade já está em funcionamento desde setembro do ano passado, e Santa Teresa, também receberão as unidades os municípios de Linhares, Domingos Martins e Guaçuí.