09/12/2016 18h50

Secretário de Saúde se reúne com filantrópicos de Cachoeiro

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, se reuniu nesta sexta-feira (09), em Cachoeiro de Itapemirim, com representantes dos três hospitais filantrópicos do município – Hospital Evangélico, Hospital Infantil Francisco de Assis e Santa Casa de Misericórdia –, além de representantes do Ministério Público, da sociedade civil, deputados estaduais e federais com base na região e lideranças políticas locais.

A reunião teve como objetivo dar transparência às ações do governo estadual na área da saúde e buscar soluções em conjunto. Por isso o secretário apresentou a carta de serviços contratados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com os hospitais filantrópicos e os valores pagos pelos atendimentos. Em 2015, os três hospitais filantrópicos de Cachoeiro de Itapemirim receberam, juntos, R$ 123.138.238,00, enquanto neste ano o valor repassado aumentou para R$ 131.356.286,00.

 “Estamos trabalhando a saúde de modo errado. Precisamos agir para descentralizar a saúde, regionalizando o atendimento e a gestão dos serviços. Não adianta socorrer aqui e ali com 2 ou 3 milhões porque amanhã isso não será nada. Queremos criar uma governança para sustentar a qualidade do serviço. A política de saúde precisa servir a longo prazo”, argumentou o secretário.

 Oliveira contextualizou a saúde no cenário econômico nacional e estadual, destacando que, mesmo diante da crise financeira, o Governo do Espírito Santo tem mantido e ampliado os investimentos, tornando-se modelo de gestão para outros estados. Isso graças ao choque de gestão implementado desde o início da administração – não apenas na saúde, mas em todas as áreas do governo —, que equilibrou as contas públicas e permitiu que os recursos passassem a ser aplicados com mais eficiência.

 Diálogo

 Para o deputado estadual Rodrigo Coelho, os problemas precisam realmente ser encarados coletivamente, como o governo estadual propõe. Ele disse que é necessário ter abertura, desejo de resolver e de enfrentar os interesses diversos que se organizam a partir da política de saúde.

“Acredito que a Sesa, até por ter um gestor estritamente técnico, pode ser a grande coordenadora de todo o desenvolvimento que nós teremos na organização da política de saúde do Sul do Estado do Espírito Santo. Insisto em dizer que é preciso aproveitar a identidade territorial dos municípios. A revisão regional, de acordo com que o Estado já faz para as outras políticas públicas, pode ser um bom instrumento”, disse o deputado.

Na avaliação do superintendente do Hospital Infantil Francisco de Assis, Jailton Alves Pedrosa, a reunião foi importante, principalmente porque a Secretaria de Estado da Saúde conseguiu atrair representatividade política e técnica para a conversa. “O secretário sabidamente explanou sobre o apoio e o empenho do Governo do Estado na melhoria da saúde e na atenção aos filantrópicos aqui de Cachoeiro de Itapemirim, isso é muito importante. Mas também foi demonstrada a angústia que os hospitais filantrópicos estão passando frente a essa crise, uma vez que os recursos são poucos, tanto para o Estado quanto para nós que estamos na ponta prestando serviços. Essa prestação de serviço à pessoa que bate a nossa porta nós não podemos negar. E esse custo é crescente, uma vez que as receitas não vêm no mesmo patamar da ascensão dos custos”, comentou.

Pedrosa entende que os hospitais filantrópicos precisam encontrar meios de lidar com a crise tendo o governo como aliado, assim como o governo precisa tê-los também como aliados. “Esse é o caminho que nós precisamos buscar como solução. Nesta crise, o diálogo é a primeira solução para todos os problemas”, enfatizou o superintendente do Hospital Infantil.

 

 Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Isabel Pimentel

isabelpimentel@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

 

 

 Crédito da foto: Assessoria de comunicação/Sesa-ES

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard