08/12/2017 17h05

Secretário participa de lançamento da planificação na Região Sul

Na manhã desta sexta-feira (08), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, participou da oficina de Planificação da Atenção à Saúde na Região Sul, em Cachoeiro de Itapemirim. O auditório do Centro Universitário São Camilo, onde foi realizado o lançamento da planificação na região, ficou lotado.

A planificação à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a atenção especializada, propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão, a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar.

Na ocasião, o secretário explicou que a Rede Cuidar não é somente a inauguração de novas unidades de atendimento, mas que trata-se de um trabalho integrado de atenção primária e ambulatorial especializada.

“Agora todos os municípios estão sendo capacitados. E esta qualidade e integração só se consegue com a planificação à saúde. Estamos junto com todas as prefeituras, com todas as secretarias (municipais) de saúde, e com apoio técnico do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), trabalhando para atender melhor o cidadão, com o mesmo recurso que temos hoje, mas com mais organização e eficiência”, disse o secretário.

Oliveira destacou que dos 26 municípios que compõem a Região Sul de saúde, 14 já estão integrados para abrir a unidade de atendimento integral à saúde em Guaçuí.

“A planificação pretende reorganizar o atendimento e trazer qualidade e resolutividade. Com a planificação as unidades básicas podem resolver mais de 80% das necessidades das pessoas. E mais: devem desafogar as filas, pois passarão a atender por hora marcada”, destacou.

Em paralelo ao processo de operacionalização da Rede Cuidar, a Sesa, junto com o Conass – que desenvolveu a metodologia de planificação da atenção à saúde –, irá realizar a planificação da atenção primária. A planificação vai mudar os processos de trabalho e as rotinas institucionais da atenção primária à saúde, que é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e da atenção ambulatorial especializada, que oferece consultas e exames especializados, integrando em rede esses dois níveis de atendimento.

Para isso, os encontros da planificação visam identificar os problemas de saúde em cada região e organizar o atendimento ao usuário do sistema desde a unidade básica de saúde, observando como o cidadão é acolhido, quais são os problemas que precisam ser resolvidos dentro da atenção primária, quais devem ser encaminhados para a atenção especializada e como se dá o fluxo do paciente da atenção básica para a atenção especializada, além da organização dos processos de trabalho dentro das unidades básicas de saúde e das Unidades da Rede Cuidar, que serão implantadas, onde será oferecido o atendimento especializado.

Neste sábado (09), continuam as atividades da planificação na Região Sul. O evento será no auditório do Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim, das 8 às 17h.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br