Secretário prestigia comemoração de aniversário do Hospital Infantil de Vitória
Nesta terça-feira (15), o Hospital Estadual Infantil de Vitória comemora 84 anos. A data está sendo celebrada com diversas atividades, entre elas uma missa, realizada pela manhã no auditório do hospital, e o “Parabéns pra você” com direito a bolo. O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira; o subsecretário de Estado de Assistência em Saúde, Fabiano Marily; e o diretor-geral do hospital, Nélio Almeida dos Santos, prestigiaram a celebração e confraternizaram com funcionários do hospital, pacientes e acompanhantes, que também participaram da comemoração.
“O trabalho que vem sendo realizado por este hospital para a comunidade, para a população capixaba, durante 84 anos é muito positivo. Acho que a população tem que estar satisfeita porque é um trabalho sério, atendendo às mães e às crianças que necessitam de atendimento pediátrico, oncológico. É muita satisfação a sociedade capixaba poder contar com um hospital como este e com os profissionais que trabalham aqui comprometidos e que superam as dificuldades do dia a dia para oferecer um serviço de qualidade. Parabéns a todos que trabalham aqui”, comentou o secretário de Estado da Saúde.
A comemoração segue durante a tarde desta terça-feira (15). Quem estiver no hospital poderá apreciar diversas atividades culturais, como apresentações de hip-hop e orquestra de violões. Já na quarta-feira (16), as comemorações continuam com um culto, a partir das 14 horas.
Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Hospital Infantil de Vitória – historicamente chamado Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória – foi inaugurado em 1933 e, ao longo dos anos, tem passado por diversas adaptações para acompanhar a crescente demanda dos pacientes que são atendidos no local. O diretor-geral do hospital, Nélio Almeida dos Santos, lembra que a unidade iniciou suas atividades em um pequeno ambulatório que funcionava no Centro de Vitória, e hoje é referência no atendimento pediátrico para crianças do Espírito Santo e também de outros estados brasileiros, como Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro.
“O hospital nasceu do sonho de um casal, o médico Moacyr Ubirajara e a enfermeira Mary Hosannah Ubirajara, que em 1933, diante da necessidade de internação de crianças com quadros clínicos graves, iniciou o atendimento em um espaço junto à Igreja do Rosário, situada no Centro de Vitória. Com o passar dos anos, com a evolução tecnológica e a criação de programas pelo Ministério da Saúde, o hospital foi assumindo cada vez mais variados tipos de atendimento e também a urgência e emergência pediátrica”, disse o diretor-geral do hospital, acrescentando que, em 1935, o hospital começou a funcionar em uma colina situada no bairro Praia Comprida (hoje bairro Santa Lúcia).
O Hospital Estadual Infantil de Vitória é a referência para pessoas que buscam atendimento de urgência e emergência para seus filhos em traumas ortopédicos, hemoglobinopatias, escoliose grave, neurocirurgia, oncologia, tratamento de queimados, osteogênese imperfeita, infectologia para casos de DST/Aids, asma grave, fibrose cística e doenças metabólicas.
Em média, são realizados 124 mil atendimentos por ano no hospital, sendo 84 mil no pronto-socorro e 40 mil nos ambulatórios. Anualmente, são feitas 6.141 cirurgias nas diferentes áreas de atendimento. Ao todo, o hospital conta com 1.070 profissionais.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-32