17/03/2017 17h35

Secretário se reúne com prefeitos do Norte para atualização sobre a Rede Cuidar

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, se reuniu, nesta sexta-feira (17), com prefeitos e secretários municipais de saúde para fazer uma atualização sobre a implantação da Rede Cuidar. O encontro foi realizado no auditório da Unidade Cuidar Norte, em Nova Venécia, e teve a participação também do prefeito de Mucurici e presidente do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte/ES), Osvaldo Fernandes de Oliveira Júnior.

“O que estamos realizando aqui é o sonho do Sistema Único de Saúde (SUS). Unir todos os níveis de administração pública e estabelecer um atendimento de qualidade pensando apenas no usuário. É uma obra coletiva, que vai implantar uma nova maneira de atendimento na saúde. A minha impressão é de que o projeto sai muito fortalecido desta reunião, com a adesão rejuvenescida de todos os prefeitos, secretários e até os deputados que aqui compareceram”, ressaltou o secretário.

Oliveira afirmou que a qualidade do atendimento vai melhorar muito na região com a abertura da Unidade Cuidar Norte. Uma das mudanças, segundo ele, será com relação à proximidade do serviço. Os pacientes não precisarão se deslocar para a Grande Vitória em busca de consultas, exames e outros atendimentos porque ele terá tudo isso em sua própria região. “Essa é a primeira mudança e isso tem implicação óbvia na qualidade de vida porque, hoje, as pessoas passam horas em viagem para serem atendidas”, argumentou o secretário.

O que também vai mudar, conforme Oliveira, é a forma de atendimento. O secretário ressalta que a Unidade Cuidar Norte oferecerá atendimento integral à saúde. “O paciente vai sair daqui com um programa de alimentação, com um programa de educação física. Ele vai ser atendido por vários profissionais, não só um médico especialista, e vai ser acompanhado pela Atenção Primária em tudo o que acontecer aqui. Ou seja, é uma mudança total de paradigma na forma como o paciente é atendido hoje no SUS”, destacou Oliveira.

 

Atualização

 

A superintendente da Sesa no norte do Estado, Gilcilene Pretta, lembra que em novembro do ano passado foi realizada uma reunião com os prefeitos, na época recém-eleitos, para apresentar a Rede Cuidar e a Unidade Cuidar Norte. Agora, segundo Pretta, o encontro teve o objetivo de discutir a abertura da Unidade Cuidar Norte, em Nova Venécia, e todo o trabalho feito até o momento.

“Atualizamos os prefeitos e informamos os secretários municipais de saúde sobre o objetivo da Rede Cuidar, a importância desse projeto, o impacto da Unidade Cuidar Norte para a região, quais são os objetivos da Secretaria de Estado da Saúde para a melhoria da saúde pública na região, entre outras questões que todos os gestores precisam ter total conhecimento para abraçar o projeto e tocá-lo em parceria com todos os envolvidos”, detalhou a superintendente.

Pretta ressalta que as Unidades Cuidar Norte têm um modelo de gestão compartilhada entre Estado e municípios, também por isso, ela diz, “tudo o que for realizado a respeito do projeto tem que ser sempre pactuado com as duas partes”. Na região norte, a Unidade Cuidar será gerenciada por um consórcio, o CIM Norte, que reúne municípios da região. Com o serviço, será implantado um novo modelo de atenção à saúde de toda a população da região.

O prefeito de Mucurici e presidente do CIM Norte/ES, Osvaldo Fernandes de Oliveira Júnior, disse que saiu da reunião com uma impressão muito boa, pois acredita que neste encontro foram construídos os detalhes finais para a inauguração da Unidade Cuidar Norte. “Nosso foco é humanizar o atendimento. Acho que a oferta desse serviço é uma vitória para nós, os 14 municípios de toda a nossa região, e também um desafio muito grande. O consórcio está com essa missão de gerenciar, de fazer a governança desta Unidade Cuidar. Espero que dê tudo certo e que consigamos atingir nosso objetivo, que é cuidar do nosso paciente, pois a nossa finalidade é o usuário do SUS”, comentou.

 

Rede Cuidar

 

A Rede Cuidar vai ampliar a oferta de consultas e exames e integrar as equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região, evitando o deslocamento para a Grande Vitória. Esta integração vai garantir a interação entre os especialistas da Unidade de Cuidado Integral à Saúde e os profissionais das Unidades Básicas de Saúde para a discussão dos casos.

 

Cuidar Norte

 

A Unidade Cuidar Norte tem capacidade para ofertar até 244 mil procedimentos por ano, entre consultas e exames especializados para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelos municípios via sistema de regulação.

A Unidade vai garantir a integralidade da atenção aos usuários por meio da linha de cuidado materno infantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e oncologia (diagnóstico). O cidadão terá acesso a 15 diferentes especialidades médicas e cerca de 120 diferentes tipos de consultas e exames especializados.

Serão ofertadas consultas em oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia/oncologia, otorrinolaringologia, cardiologia, angiologia, ortopedia, nefrologia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, proctologia, pediatria, urologia e endocrinologia. A Unidade também contará com assistente social, psicólogo, farmacêutico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional e educador físico.

Entre os exames especializados estão radiografia, mamografia, exames cardiovasculares, ultrassonografia e endoscopia. A Cuidar Norte também conta com sala de assistência farmacêutica, sala para administração de medicamentos e sala de pequenas cirurgias e curativos.

A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard