31/05/2017 14h51

Secretário visita local onde funcionará a oncologia e pronto-socorro Infantil

Foto: Assessoria de Comunicação/Sesa

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, visitou, na manhã desta quarta-feira (31), a área no Hospital da Polícia Militar (HPM) onde funcionará, a partir de julho, o pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória e, meses depois, a oncologia.

O pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil ficará no térreo do HPM, onde funcionou a unidade de urgência e emergência do Hospital Estadual São Lucas. O local está passando por reformas e adaptações para receber os pacientes pediátricos. Já a oncologia, ficará no espaço onde hoje funciona o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

“Estamos realizando a maior intervenção no atendimento pediátrico das últimas décadas. O número de leitos pediátricos será ampliado, passando de 171 para 294, após as reformas. Além de transferir o pronto-socorro para o HPM também vamos trazer a oncologia. Na oncologia vamos aumentar 30 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

A visita foi acompanhada do presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), Carlos Magno Pretti Dalapicola; do presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), Otto Fernando Baptista; do presidente da Associação Médica do Espírito Santo (Ames), Carlos Alberto Gomes dos Santos; o presidente do Conselho Administrativo da Associação de Combate ao Câncer Infantil (Acacci), Robson Melo; da assistente social da Acacci, Tânia Bitti; do superintendente do Instituto Ronald McDonald, Franciso Neves; do subsecretário de Estado da Saúde, Fabiano Marily e do diretor geral do Hospital Estadual Infantil de Vitória, Nélio Almeida.

O presidente do Simes, Otto Fernando Baptista, avaliou como positiva a visita. “Excelente o espaço onde as nossas crianças serão atendidas. Essa mudança trará dignidade no atendimento e oferecerá melhores condições de trabalho aos nossos profissionais”.

Para Carlos Magno, presidente do CRM, a solução apresentada é muito satisfatória. “Essa área irá oferecer um ambiente humanizado e vai oferecer melhores condições de atendimento e de trabalho”.

Estrutura

O espaço do pronto-socorro tem 888,32 m² e contará com seis consultórios (dois de ortopedia e quatro de pediatria geral); quatro salas de observação; duas salas cirúrgicas; uma sala de pequenas cirurgias; uma sala de medicação; uma sala de curativos; uma sala de punção; uma sala de estabilização e uma sala de gesso.

A estrutura também dispõe de uma recepção e duas salas para acolhimento e classificação de risco; além de banheiros masculinos e femininos, ambos adaptados para cadeirantes (dois na recepção e dois na área interna do pronto-socorro).

Retaguarda

Com a transferência do pronto-socorro para Bento Ferreira, a estrutura que funciona em Santa Lúcia servirá de retaguarda para a urgência e emergência do Hospital Estadual Infantil de Vitória. O local onde hoje funciona o pronto-socorro passará por obras de reforma e ampliação que possibilitarão aumentar a oferta de atendimentos de alta complexidade. As modificações também vão impactar o ambiente de trabalho, tornando-o mais funcional e acolhedor.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard