24/09/2010 21h56 - Atualizado em 21/01/2019 16h07

Secretário visita obras no Norte do Espírito Santo

O secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli, visitou nesta quinta-feira (23) duas obras em fase final no Norte do Espírito Santo. Em Colatina, ele inspecionou o andamento da construção do Centro Prisional Feminino (CPFCOL), prevista para ser concluída em novembro. Em São Mateus, Roncalli visitou as obras da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), previstas para dezembro.

A regionalização do sistema, explicou o secretário, é um dos objetivos da construção das novas unidades. “A questão da regionalização tem dois objetivos claros: o primeiro é cumprir a lei, que dá direito ao interno de estar próximo de sua família e de seu meio social; o segundo é descentralizar o sistema, evitando problemas de insegurança e diminuindo o impacto social causado pela migração das famílias para A Região Metropolitana”, argumentou.

O Centro Prisional Feminino de Colatina é resultado de um investimento de R$ 15,8 milhões do Governo Estadual. A unidade contará com portas automáticas, um moderno sistema de monitoramento e vai abrigar 318 mulheres em regime fechado e semi-aberto, possibilitando a desativação da Penitenciária Regional de Colatina, que atualmente abriga mulheres.

A Penitenciária Regional de São Mateus soma R$ 8,2 milhões do Governo Federal e R$ 17,3 milhões do Estado. A unidade prisional terá capacidade para 534 internos e possibilitará o desafogamento dos Departamentos de Polícia Judiciária (DPJs) do Norte do Espírito Santo.

Nos últimos oito anos, o Espírito Santo investiu mais de R$ 420 milhões em unidades prisionais, criando 9.984 novas vagas no sistema penitenciário capixaba. Até o fim de 2010, a Secretaria de Estado da Justiça firmou compromisso de retirar todos os internos que estejam em DPJs do Estado. Atualmente, o Estado possui 29 unidades prisionais em funcionamento. Sete estão em construção - quatro em Vila Velha, uma em Linhares, uma em São Mateus e outra em Colatina - e serão entregues até março de 2011.

Assessoria de Comunicação – Sejus
Rafael Porto