Secti lança Projeto de Modernização do CEET Vasco Coutinho
Os alunos do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, terão novidades em 2018: é o Projeto de Modernização do CEET. O Projeto conta com um novo curso técnico gratuito para a população capixaba: Estética. Além do novo curso, que irá contemplar os novos alunos do CEET no próximo processo seletivo, os estudantes da instituição poderão contar com a modernização de toda estrutura da escola.
O anúncio do projeto aconteceu na tarde desta quarta-feira (20), no Vasco Coutinho, durante a cerimônia oficial de formatura dos alunos da escola técnica do ano letivo de 2017. Ao todo, 376 estudantes se formaram em 10 cursos técnicos gratuitos de diferentes áreas: Administração; Comércio Exterior; Eventos; Informática; Modelagem do Vestuário; Multimídia; Produção de Moda; Programação de Jogos Digitais; Rádio e TV; e Redes de Computadores.
O Governador do Estado, Paulo Hartung, prestigiou a cerimônia e falou da importância do CEET para o Estado. “O Vasco Coutinho virou um sucesso na área pública, desde o outro Governo, quando reformamos o prédio e transformamos em uma escola técnica e profissionalizante. Isso abriu as portas para muitos jovens capixabas. Criamos o OportunidadES com cursos importantes para diversas comunidades. Foi uma enorme inovação. O Vasco Coutinho atualmente é um núcleo do Governo para levar capacitação, formação profissional para nosso povo, principalmente, nossa juventude”, destacou Paulo Hartung.
Para o Projeto de Modernização, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) investe na melhoria das salas de aula e laboratórios da escola técnica, por meio do investimento em equipamentos e software.
O secretário da Secti, Vandinho Leite, participou da formatura e anunciou a todos os presentes o que é Projeto de Modernização do CEET. “Estamos investindo em toda escola. Além da melhoria de infraestrutura, o objetivo do projeto é auxiliar na formação de profissionais empreendedores, com foco na geração de renda. A modernização propõe a qualificação dos estudantes com equipamentos tecnológicos para eles se formarem preparados para o mundo do trabalho”, explicou o secretário.
Entre as novas aquisições para o próximo ano estão equipamentos de última geração, como a Impressora 3D para o laboratório do curso de Programação de Jogos Digitais; Mesa digitalizadora para o laboratório de Multimídia; Máquina de recorte para o curso de Eventos; Impressora Plotter Sublimática para o laboratório de Modelagem do Vestuário; Forno turbo para o laboratório de Gastronomia. Ao todo, 127 novos itens fazem parte do Projeto e, desse total, 80% já foi comprado e aguarda o prazo de entrega para chegarem a escola.
A infraestrutura do CEET ainda ganhará climatização em todas as salas de aula e laboratórios, e cadeiras giratórias ergonômicas para todos os alunos e professores. A biblioteca também ganhará investimentos. Os livros serão expostos em biobliocantos e toda estrutura será modernizada.
No novo curso de Estética, os alunos poderão contar com um laboratório totalmente tecnológico para o desenvolvimento do curso. Aparelhos faciais, de vapor de ozônio e de ultrassom de alta potência são algumas aquisições da Secti para o curso da área de Ambiente e Saúde.
A diretora do Centro Estadual, Solange Maria Batista Souza, parabenizou a iniciativa. “Esse é um projeto que irá beneficiar toda a escola, principalmente os alunos. A modernização do Vasco Coutinho é um projeto muito significativo para todos nós, professores e estudantes. Sem dúvida 2018 será um ótimo ano”, comentou a diretora.
Os recursos para o Projeto de Modernização do CEET Vasco Coutinho estão sendo disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Secti, e totaliza um investimento de mais de R$ 2,3 milhões.
O CEET Vasco Coutinho
O Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho foi inaugurado em 2005 como a primeira unidade estadual voltada para o ensino profissional, com o foco de oferecer aos jovens e adultos uma formação profissional em nível técnico em diferentes áreas para possibilitar aos alunos melhores chances de inserção no competitivo mundo do trabalho.
A escola oferece atualmente 11 cursos técnicos presenciais gratuitos divididos por eixos tecnológicos: Informação e Comunicação; Produção Artística, Cultural e Design; Gestão e Negócios; e Turismo, Hospitalidade e Lazer. O CEET funciona em três turnos (matutino, vespertino e noturno).
A escola técnica ofereceu aos capixabas mil vagas para os 11 cursos técnicos, sendo 500 vagas, no primeiro semestre, e 500, no segundo semestre de 2017. Para o primeiro semestre de 2018 o CEET disponibilizou 575 vagas.
Até o momento mais de 5 mil capixabas concluíram os cursos da escola técnica e na formatura dessa quarta-feira (20), 376 pessoas se formaram. O CEET Vasco Coutinho é mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
Histórias de Sucesso
Kelly Pereira Santana, de 19 anos, foi uma das formandas da tarde. Ela concluiu o curso técnico de Multimídia e em suas aulas teve como desafio administrar e melhorar as redes social de um projeto social. “No segundo módulo aprendemos na disciplina Projeto Integrador a trabalhar o dia a dia do profissional de multimídia. O curso nos ofereceu um cliente real para trabalharmos sua identidade visual, divulgação da marca e dos serviços oferecidos”, contou a Kelly.
A formanda ainda falou como esse trabalho prático ajudou na sua formação profissional. “Nós podemos trabalhar nossas habilidades porque cada aluno pode intensificar o que tinha mais facilidade. Eu, que tenho afinidade com a criação, pude atuar nessa área. A experiência foi importante porque pude vivenciar a profissão e conhecer os desafios da rotina. E hoje é muito bacana ver que as redes sociais do projeto social melhoraram em todos os aspectos. Conseguimos mais divulgação, profissionalizar as mídias e ter mais envolvimento do público alvo,” explicou a jovem.
Outro formando foi o aluno do curso de Rádio e TV Lucas Morais, de 21 anos. Ele aponta como o maior diferencial do curso a interação com o mercado de trabalho que as aulas propõem aos alunos. “A maioria dos professores são atuantes na área e estão engajados com o mercado, o que propicia essa interação. Eu já atuo na área há quatro anos e fiz o curso para me profissionalizar, mas no decorre das aulas eu entendi a importância de todas as áreas do audiovisual. Antes eu trabalhava somente com edição de vídeo e hoje posso atuar em todas as áreas do campo”, comentou Lucas.
Para o formando, o maior desafio do técnico foi o trabalho de conclusão de curso. Na disciplina de produção experimental, os alunos são desfaiados a pôr em prática tudo o que foi adquirido nas aulas em uma produção audiovisual a nível de mercado. “Meu trabalho foi produzir um documentário. Meu grupo definiu fazer sobre o Hospital Dr. Pedro Fontes para tornar pública as histórias do local, que são de pessoas com hanseníases que sofreram de diferentes formas com a doença”, contou o formando, que vai abrir sua própria empresa de audiovisual em parceria com colegas de sala de aula.
Informações à Imprensa
Assessoria de comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1822