07/08/2019 12h03

Secult oferece orientação para elaboração de projetos culturais

Com o intuito de ampliar o conhecimento e o acesso de todos os interessados nos Editais da Cultura e demais projetos culturais, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e entidades parceiras realizarão diversas ações como cursos e oficinas de capacitação em todo o Estado. 

Além de esclarecer dúvidas, essas ações auxiliarão no conhecimento das inúmeras ferramentas para a criação de projetos e suas etapas: elaboração, execução e prestação de contas, além da captação de recursos tanto no âmbito privado quanto no âmbito público.

Um exemplo é o Escritório Avançado da Secult, que em parceria com os municípios da macrorregião norte, realizará as Oficinas de Elaboração de Projetos já neste mês de agosto. A primeira oficina será na próxima quarta-feira (07), no Centro Integrado de Ensino Complementar (Ceic), de Conceição da Barra. 

O primeiro ciclo de ações também vai passar pelos Municípios de Jaguaré, Nova Venécia, Pedro Canário e São Mateus. As oficinas serão realizadas em todas macrorregiões do Estado. 

De acordo com o membro da Gerência de Territórios e Diversidade da Secult, Herialdo Plotegher, a iniciativa foi idealizada com o intuito de garantir o fortalecimento do empreendedorismo cultural com os encontros de saberes indivíduos, grupos e comunidades – base do conceito de cultura viva comunitária.

“Quando indivíduos, grupos e comunidades que dominam o ofício, os saberes e as linguagens pretendem acessar as políticas públicas e as ações da iniciativa privada, precisam passar por uma seleção pública. Inevitavelmente, essas pessoas precisam elaborar um projeto. A questão é que nesse processo de seleção, estes grupos encontram dificuldades por justamente não dominarem as ferramentas. Esta oficina tem objetivo de garantir tais ferramentas mínimas nestas fases e assim ampliar o acesso aos direitos culturais e os recursos privados”, disse.

Economia criativa

Outro exemplo de ação de capacitação foi o encontro “Hands-on: Os Segmentos da Economia Criativa – Elaboração de Projetos e Captação de Recursos”, que aconteceu no SebraeLAB ES, na Enseada do Suá, Vitória, nessa quarta-feira (31). O evento, uma realização da Secult em parceria com o Sebrae, reuniu empreendedores atuantes no segmento da economia criativa e abordou informações sobre a elaboração e a escrita destas propostas, além de prestar esclarecimentos sobre captação de recursos em editais e leis de incentivo.

Dicas

A consultora do Sebrae nos campos de Inovação, Varejo de Moda e Economia Criativa, Luza Carvalho, destacou, no evento, o passo a passo de elaboração, execução destas propostas.

“Antes de qualquer coisa, é preciso saber que as linhas de elaboração de um projeto cultural seguem passos bem básicos em sua formulação: ter começo, meio e fim; ser claro objetivo e conciso; ter objetivos quantificáveis; ter a participação dos três setores (público, privado e do Terceiro setor); ser autossustentável e ter um orçamento real, para que assim possa estruturar a base de escrita de uma proposta”, destacou Luza Carvalho.

A consultora apresentou durante evento, diversas dicas de elaboração de um projeto cultural:

1. Título 

O título precisa de uma ideia concisa e clara de sua proposta.

2. Descrição e Justificativa 

O projeto deve ter uma descrição sobre como vai ser implementado e o seu público-alvo: pessoas, comunidades e entidades que o empreendem, incluindo também a sua região, população atendida, acessibilidades sociais, etc.

A Justificativa é o motivo pelos qual pretendemos realizar o projeto e o que o torna culturalmente relevante para a sociedade, incluindo elementos como o seu diferencial, a originalidade e o ineditismo do produto, relevância cultural, desdobramentos futuros, etc. 

3. Objetivo

E um elemento fundamental na construção de um projeto. O objetivo deverá ser muito bem definido, apresentado de forma clara e ser de fácil entendimento. Todas as atividades desenvolvidas ao longo do projeto cultural serão norteadas pelo objetivo a ser alcançado, sendo todos os esforços empregados para esse fim.

 4. Metas

As metas detalham os objetivos específicos do projeto. Devem ser concretas expressam qualidade e quantidade que permitem avaliar posteriormente a efetividade do projeto.  As metas podem indicar, por exemplo, a quantidade de pessoas beneficiadas pelo projeto.

5. Metodologia

Como o projeto vai alcançar seus objetivos. Deve descrever as estratégias e técnicas que serão empregadas.

6. Cronograma

Um projeto cultural tem prazo previsto para ser realizado e suas atividades devem ser situadas ao longo desse período. 

7. Orçamento

A elaboração de um orçamento que deve permitir a previsão e o contrato de gastos para que o projeto seja realizado. O orçamento deverá ter uma estrutura lógica e ser coerente com as necessidades do projeto e com os valores de mercado

8. Mensuração de resultados.

Um projeto coerente é aquele que estabelece indicadores para medir seu resultado e que podem ser no aspecto qualitativo (que se refere à execução do objeto proposto) quanto no quantitativo (quais foram e como foi utilizado o recurso que nos foi concedido).

Com o objetivo de proporcionar uma compreensão ampla e detalhada de cada uma dessas etapas que compõem o projeto cultural, o Sebrae e o Instituto Alvorada Brasil elaboraram a cartilha “Projetos culturais: como elaborar, executar e prestar contas”. A publicação é um guia que reúne as técnicas e procedimentos necessários para conhecer mais fontes de financiamento disponíveis nos setores públicos e privados. Confira o LINK.

Texto: Danilo Ferraz

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