18/04/2023 17h02

Secult participa do festival Dia Mundial da Criatividade, de 20 a 22 de abril, em Vitória

Maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o Dia Mundial da Criatividade acontece entre de 20 a 22 de abril, com extensa programação na cidade de Vitória. Com o tema “A Era dos Criadores de Impacto”, o evento deste ano inclui atividades gratuitas de educação, cultura e entretenimento para jovens profissionais, empreendedores de diferentes indústrias criativas, especialistas em criatividade e executivos.

A Secretaria da Cultura (Secult), participa da ação em dois momentos: a palestra “Panorama da Economia Criativa no Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo e Ações de Fomento”, com a subsecretária de Políticas Culturais, Carolina Ruas; e a mesa “Impactando a comunidade pela Cultura: Como engajar empresas a investirem em estratégias ESG por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba – LICC” com a participação da gerente de Incentivo à Cultura, Maria Emília F. Moça Vasconcellos.

As diversas atividades do festival serão realizadas em quatro locais da cidade: Findeslab; Base27 HUB; Incubadora TecVitória; e Fonte Hub. Para participar basta se inscrever pelo link: https://worldcreativityday.com/brazil/vitoria/activities

Criatividade e Inovação

Criado no Brasil em 2014, o Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Desde então, foram realizadas mais de quatro mil atividades em 146 cidades de 22 países com a participação de 80 mil pessoas e a distribuição de 100 mil bolsas de estudos para jovens e profissionais em transição de carreira.

Nos últimos anos, a economia de criadores vem crescendo acima da média e transformando radicalmente o ciclo de criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços em todo o mundo. Sendo assim, é fundamental ampliar o conhecimento de todos sobre a evolução desse ecossistema e seus impactos no desenvolvimento econômico, social e cultural sustentáveis.

Cada vez mais, crianças e adolescentes afirmam que ser um criador de conteúdo é um sonho para seu futuro profissional, mas qual é a influência e o impacto dos criadores de conteúdo na construção de um futuro mais sustentável e melhor para todos?

O objetivo é ampliar o debate entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil sobre as ferramentas e aplicativos digitais; as empresas iniciantes que estão constantemente avançando em suas tecnologias; e as pessoas e empresas que apoiam o trabalho dos criadores e os ajudam a monetizá-lo, de videomakers e maquiadores a gerentes de negócios, contadores, consultores de branding e investidores.

A Secult está entre os apoiadores do evento por meio do Programa ES+Criativo. Programa estadual de desenvolvimento da economia criativa no Espírito Santo incorporado ao Plano Plurianual do Governo do Estado e coordenado pela Gerência de Economia Criativa (Gecria) da Secult.

 

Serviço:

Dia mundial da Criatividade

Palestra: Panorama da Economia Criativa no Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo e Ações de Fomento, com Carolina Ruas,

Local: Findeslab: Av. Nossa Sra. da Penha, nº 2053 - Santa Lúcia, Vitória.

Data: 20/04, quinta-feira

 Horário: 09h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui

 

Mesa: Impactando a comunidade pela Cultura: Como engajar empresas a investirem em estratégias ESG por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba - LICC

Local: Findeslab: Av. Nossa Sra. da Penha, nº 2053 - Santa Lúcia, Vitória.

Data: 20/04, quinta-feira

Horário: 15h45.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui

 

Confira a programa geral com as atrações culturais, oficinas e palestras no link: https://worldcreativityday.com/brazil/vitoria/home

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz /Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard