Secult promove diálogos entre municípios com o Gabinete Itinerante
Foi em clima de troca e aprendizado coletivo que transcorreram as primeiras reuniões do Gabinete Itinerante da Cultura, em Conceição da Barra, nesta terça-feira (23). O secretário Fabricio Noronha apresentou para representantes do norte do Estado as ações da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Estiveram presentes representantes de Nova Venécia, Montanha, além do município sede do encontro.
Noronha explicou que o Gabinete Itinerante está integrado nas ações de desenvolvimento regional previstas pelo Governo do Estado, juntamente com os Conselhos Regionais e o Escritório Avançado da Cultura, que também foi lançado nesta terça. Para o secretário, a escuta e o diálogo são princípios fundamentais da gestão pública. "O remédio não é o mesmo para as diferentes dores de cada região. Temos que fazer esse diagnóstico, essa escuta" declarou, ao lado do prefeito de Conceição da Barra, Francisco Vervloet.
O prefeito barrense acredita que a iniciativa da Secult vai trazer mais interiorização. "O Governo está no caminho certo ao colocar as Secretarias próximas dos municípios mais distantes, especialmente aqui no norte", enfatizou. A primeira reunião contou com a presença de representantes da prefeitura, que apresentaram as demandas locais na área da cultura.
Durante a tarde, os gestores de cultura e turismo das cidades dividiram suas experiências locais e conheceram mais sobre o trabalho da Secult. A secretária de Cultura de Conceição da Barra, Adelia Marchiori, destacou a relevância das expressões da cultura popular no município, que vão além do Ticumbi e do Carnaval. Ela destacou que existem 21 grupos folclóricos na Barra, que levam a cultura aos mais diversos lugares.
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, na região sul do Estado, tida como uma referência em gestão cultural no Estado, apresentou o funcionamento da Lei Rubem Braga local, que ultrapassa o incentivo à cultura ao gerar desdobramentos no bem estar social. O município será o próximo a receber o Gabinete Itinerante, no dia 3 de maio.
"Lá em Cachoeiro vai ser um marco desse diálogo com a Secult. É fundamental isso que está acontecendo. Precisamos aumentar o diálogo e diminuir a distância", disse a secretária de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, enfatizando que um município pode ajudar o outro a pensar politicamente o setor da cultural, a partir de ações como esta.
Em Cachoeiro também serão realizadas reuniões com gestores da região, além de prefeituras e fazedores de cultura locais. A Secult já começou a colher informações sobre as demandas em um formulário online. Contribua com sua sugestão no sítio eletrônico: http://bit.ly/2Uigd3U
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
(27) 3636-7111/99808-7701/99902-
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: @secult.es