Sede do Conselho Estadual de Saúde será ampliada
Na manhã desta sexta-feira (07), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, foi até o Conselho Estadual de Saúde (CES) apresentar o projeto da nova sede do órgão, que continuará funcionando na unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), localizada no bairro Bento Ferreira, em Vitória, mas será maior e mais adequada ao trabalho do órgão.
O Conselho Estadual de Saúde é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, composto por prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que têm a função de decidir, junto com a Secretaria de Estado da Saúde, as diretrizes de planejamento para o sistema de saúde pública estadual.
A nova sede do Conselho ficará no térreo da unidade da Sesa em Bento Ferreira e contará com auditório para 60 pessoas, sala de reunião com 56 lugares, sala do presidente do Conselho, sala do conselheiro executivo e área de apoio. Segundo o secretário de Estado da Saúde, a obra custará R$ 635.552,78 e terá início na próxima segunda-feira (10), com previsão de término no primeiro semestre de 2019.
“São duas entregas importantes que deixamos para o Conselho Estadual de Saúde. Primeiro, a mudança na legislação estadual que fizemos em 2016 e que fortaleceu o Conselho como órgão de controle social ao definir que seu presidente seja eleito entre os membros titulares que compõem o colegiado e ao ampliar os critérios de participação da sociedade civil. Segundo, esta obra, que vínhamos planejando há cerca de dois anos e que vamos iniciar na próxima segunda-feira”, comentou o secretário de Estado da Saúde.
Também serão comprados mobiliários para a nova sede do Conselho Estadual de Saúde, e no local onde hoje funciona o CES será o setor de Protocolo da Sesa na sede. Hoje, o Protocolo, que é o setor que recebe todos os documentos direcionados à Secretaria, funciona somente na unidade da Sesa na Enseada do Suá. As mudanças previstas no projeto agradaram a presidente do Conselho, Maria Maruza Carlesso.
”Sem dúvida é um projeto arrojado, aproveitar um espaço que está desocupado para colocar o Conselho num local bom, em que os conselheiros se sintam bem, em que a população se sinta acolhida. E gostei de ver que o Protocolo ficará ao lado. Acho que é muito importante essa ligação porque o Conselho tem que ouvir a população, tem que ouvir o usuário”, avaliou a presidente do Conselho.
Atenciosamente,
Juliana Rodrigues
Assessoria de Comunicação da Sesa/ES
Tels: 3347-5642 / 3347-5643