23/08/2019 15h49

Sedes apresenta análise de competitividade para o setor de vestuário

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) realizou na tarde dessa quinta-feira (22) a apresentação da “Análise de Competitividade do Setor das Indústrias do Vestuário do Estado do Espírito Santo”, estudo elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), entidade do Sistema Findes.

O estudo é previsto na legislação do Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Espírito Santo (Compete-ES) e é realizado anualmente para cada segmento beneficiado.

Segundo o subsecretário de Estado de Competitividade e Projetos Estruturantes, Adson Thiago, a apresentação é um momento em que os segmentos têm acesso à realidade do setor. “Tal estudo é uma contrapartida prevista no contrato de competitividade firmado entre os sindicatos da indústria de Vestuário e o Governo do Estado, e provê o segmento com dados estratégicos a fim de ajudá-lo a avaliar e monitorar sua capacidade de competir em âmbitos local, nacional e internacional”, explicou.

Além de vestuário, o setor engloba acessórios, calçados e têxtis e representa 1,3% do Valor da Transformação Industrial (VTI) e 11,6% dos empregos na indústria capixaba. No Espírito Santo, são 1.087 empresas do segmento, a maioria delas (98,3%) é de micro e pequeno porte. Elas geram, ao todo, 13.416 empregos. Quanto aos trabalhadores, 60% encontram-se na faixa etária de 18 a 39 anos e 65% deles são mulheres.

Para o gerente de Competitividade da Sedes, Humberto Queiroz, o setor é estratégico para o Estado. “É um setor pulverizado no Espírito Santo, presente em vários municípios. No Compete-ES, temos 55 empresas beneficiadas, que geram 3.716 empregos. É muito positivo perceber o quanto o Compete-ES auxilia tais empresas na geração de emprego e renda e no incremento ao negócio e à inovação”, disse.

O empresário Nirson Schowambach, da All Jareau, esteve presente à reunião, que avaliou como extremamente positiva. “Consideramos os dados apresentados em nosso planejamento. Além disso, o Compete-ES é um instrumento muito importante para nós, empresários, para que possamos competir com outros estados, que também têm benefícios”, revelou.

Participaram do encontro, além de membros da Sedes e do Ideies/Findes, representantes do Sindicato da Indústria de Confecções de Roupas em Geral do Estado do Espírito Santo (Sinconfec-ES), do Sindicato da Indústria de Calçados do Estado do Espírito Santo (Sindicalçados), Sindicato da Indústria de Confecções do Sul do Espírito Santo (Sinconsul), Sindicato da Indústria do Vestuário de Linhares (Sinvel) e da Câmara do Vestuário da Findes.

 

Sobre o Compete-ES

 

  • O Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado do Espírito Santo – Compete/ES (Lei 10.568/2016) tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Estado, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica das estruturas produtivas e o aumento da competitividade estadual, com ênfase na manutenção e/ou geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.
  • Para participar do programa, os setores produtivos assinam o Contrato de Competitividade – Compete/ES, no qual assumem o compromisso de aumentar a competitividade das empresas estabelecidas no Espírito Santo, em relação às similares de outras regiões do País.
  • Em contrapartida aos incentivos tributários concedidos, o setor produtivo pactuante se compromete a investir em ações que resultem em seu próprio desenvolvimento socioeconômico sustentável

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard