22/10/2020 12h48

Sedes visita empreendimentos instalados no norte do Estado

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) realizaram visitas técnicas, nessa quarta-feira (21), em empresas instaladas na região norte do Espírito Santo. O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, esteve na Placas do Brasil, localizada em Pinheiros; e na Weg, em Linhares. Os encontros fazem parte do cronograma de atividades do projeto “Missões Capixabas” que tem como objetivo promover a aproximação do Estado com os setores produtivos, fortalecendo assim sua atuação e crescimento.

A Placas do Brasil é especialista na produção de painéis de MDF, oriundos de florestas de eucalipto 100% renováveis. O grupo foi recebido pelo presidente, Luis Soares Cordeiro. Em seguida, estiveram na Weg, fabricante de equipamentos elétricos, que atua nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais. 

Para Kneip, esses encontros com o setor produtivo são constantes em sua gestão e um importante instrumento na atração de investimentos ao Estado. “Visitamos dois empreendimentos relevantes para o desenvolvimento da região norte. Nosso papel é propiciar o melhor ambiente de negócios para as empresas que já operam ou que desejam se instalar no Espírito Santo, por isso, é crucial essa aproximação com as indústrias que geram emprego e renda para os capixabas. Vale destacar que a Sedes está sempre disposta a auxiliar o empresariado local na prospecção de novos negócios, na expansão de projetos e para promover o adensamento da cadeia produtiva”, disse.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, foi acompanhado do subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Feitosa; da gerente de novos negócios, Christiane Vargas; e da presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini. 

A presidente da Findes, Cris Samorini, destacou a intenção da visita. “Viemos identificar as demandas da indústria, conhecer os processos de automação e ver como podemos colaborar para impulsionar os negócios. O Senai pode contribuir para a eficiência operacional. Consideramos muito importante esse diálogo com os industriais e a Secretaria de Desenvolvimento. A Findes está à disposição para apoiar o adensamento da cadeia produtiva. Na região norte do Estado, há muitas oportunidades pelos incentivos da região da Sudene. As empresas podem se instalar aqui, com os incentivos dos estados do Nordeste e as vantagens do Sudeste, como a proximidade dos grandes centros consumidores e a infraestrutura portuária e logística”, ressaltou.

Na primeira quinzena de outubro, o trio da Sedes também esteve nas empresas ArcelorMittal Tubarão, localizada na Serra, e na Samarco, em Anchieta. O subsecretário Gabriel Feitosa comentou acerca da visita às instalações da Samarco, que se prepara para a retomada das operações do Complexo de Ubu, em Anchieta. “Na ocasião, fomos recebidos pelo Sérgio Mileipe e Alysson Werneck que nos apresentaram o plano de retomada, as ações de mitigação de riscos, bem como a operação como um todo. O empreendimento, além de ter um papel importante na economia capixaba e mineira, já foi responsável por 5% do PIB Capixaba e é uma das maiores exportadoras de pelotas de minério de ferro no mundo”, destacou.

Já na ArcelorMittal Tubarão, os representantes da Sedes foram recebidos pela equipe de operações e de relacionamento institucional da companhia, e tiveram a oportunidade de conhecer o projeto da nova bateria, composta por 49 fornos e capacidade produtiva de 600 mil toneladas de coque por ano. Bem como o projeto de dessalinização da água do mar, que tem o objetivo de aumentar a segurança hídrica e garantir estabilidade operacional.

 

Texto: Carolina Moreira 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Ipem
Andreia Foeger / Gabriela Galvão
(27) 3636-9707 / 99942-9537 / 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br / gabriela.galvao@sedes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard