SEDH e Iphan promovem formação na Comunidade Quilombola de Pedra Branca
A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Gepir), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoveram, no último sábado (07), a Formação sobre Patrimônio Imaterial e Direitos Humanos das Comunidades Quilombolas. A atividade ocorreu na comunidade quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta.
Na formação, voltada para moradores e moradoras locais, a representação do Iphan explicou o que é um patrimônio imaterial e fez a conexão com o grupo de Caxambu da comunidade, uma dança de origem africana que é praticada ao som de tambores.
A equipe da Gepir contribuiu explicando sobre os direitos humanos voltados para as comunidades quilombolas, atendendo a um pedido que a própria comunidade fez em visitas anteriores da equipe.
“Entendendo que informações e a escuta ativa e qualificada são instrumentos importantes para os povos tradicionais, buscamos garantir o acesso às políticas públicas”, disse a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira, que participou da formação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br