10/03/2021 12h29

SEDH lança Calendário Inclusivo em live

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Assessoria de Políticas para as Pessoas com Deficiência da Subsecretaria de Estado de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, promoveu a live “Painel Virtual – Calendário Inclusivo: mulheres com deficiência em cena”, na última sexta-feira (05), na página da SEDH no Facebook. O evento contou com tradução em Libras em tempo real.

O Calendário Inclusivo é um projeto de parceria entre Comissão de Cadeirantes do Espírito Santo (Cocades) e SEDH. O material conta com fotos e frases de empoderamento de mulheres com deficiência, buscando dar visibilidade a elas. Ele ainda será impresso e distribuído.

“A live teve como objetivo lançar o Calendário Inclusivo e promover o protagonismo das mulheres com deficiência. Para tanto, contou-se com a participação de mulheres com deficiência, que evidenciaram suas potências por meio de suas próprias vidas. O painel virtual também visou a dar visibilidade à diversidade do que é ser mulher neste mês das mulheres. Foi um momento muito potente e enriquecedor. Com o Calendário Inclusivo, busca-se conscientizar a sociedade de que as mulheres com deficiência e com autismo são atuantes, ativas, potentes e protagonistas de suas próprias vidas. Ficamos muito felizes com o resultado da live e tivemos retornos positivos dos participantes e das pessoas que assistiram”, declarou a assessora de Políticas para as Pessoas com Deficiência da SEDH, Carline Santos Borges.

Durante a live, a presidenta do Fórum de Pessoas com Deficiência de Vila Velha, Rosilda Dias explicou como surgiu o projeto do calendário; já a representante do Movimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Denice Gonçalves, falou sobre as parcerias que possibilitaram a execução do material.

 

Mês das Mulheres

A live contou também com a parceria da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da SEDH, por meio da subsecretária Juliane Barroso, em alusão ao Mês das Mulheres. Ela participou da abertura do Painel Virtual.

“Estar aqui com mulheres, companheiras e mulheres com deficiência é uma expressão dessa diversidade que nós somos. O mês de março, para nós, é extremamente importante. Todos os dias são os nossos dias, mas não podemos deixar de desconsiderar o quão é estratégico o mês de março pela mobilização que ele oportuna. Março é um mês de resistência e luta, quando precisamos trazer à memória tantas mulheres que nos antecederam e também as que estão reivindicando os direitos e lutando pelo direito de existir. Para nós, março é sinônimo de coletividade, política e de luta”, disse Juliane Barroso.

Durante o painel virtual, duas mulheres foram convidadas a contar sobre suas histórias de vida: a neuropsicopedagoga Claudia dos Reis, que é autista; e a professora de Libras Suely Lima, que tem osteogênese imperfeita. Ambas também foram fotografadas para o Calendário Inclusivo.

A SEDH preparou uma programação especial para o Mês das Mulheres, que pode ser conferida neste link: https://bit.ly/3buT9L6

  

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard