29/10/2021 17h30

SEDH participa de ações do ‘Outubro Rosa da Equidade’

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa) e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), realizou, nessa quarta-feira (27), a última ação do “Outubro Rosa da Equidade”. A atividade, que ocorreu no bairro Itapoã, em Vila Velha, contou com a participação de mulheres pescadoras da região e mulheres que têm religião de matriz africana.

As ações do “Outubro Rosa da Equidade” tiveram início no dia 06 de outubro, contemplando a Comunidade Quilombola de Graúna, em Itapemirim. Também foram realizados eventos na Aldeia Indígena Boa Esperança, em Aracruz, no dia 14 de outubro, e, no dia 18 de outubro, na Comunidade Pomerana de Alto São Sebastião, em Santa Maria de Jetibá.

A gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edineia Conceição, ressaltou a importância das ações para atender os Povos Tradicionais.

“Esse é o segundo ano que a Secretaria de Direitos Humanos participa efetivamente na construção e na execução das ações do ‘Outubro Rosa da Equidade’, entendendo a importância de atender os Povos Tradicionais e da garantia de informação, serviços e políticas públicas. Foi de grande importância para a gerência dialogar com essas mulheres e garantir que aquelas que precisam fazer mamografia sejam atendidas pelo Estado”, frisou Edineia Conceição.   

A assistente social da Afecc, Bianca Beraldi, ressaltou a importância da parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer.

“A inclusão da Secretaria de Direitos Humanos com a Afecc foi muito engrandecedora. Nós já fazíamos, desde o início, esse trabalho de conscientização com os povos tradicionais, com as mulheres da pesca, dos campos, com as quilombolas, as mulheres de matriz africana e a população LGBTQIA+. Tudo que vai em busca dos direitos e saúde integral, que abrangem os direitos humanos e a Afecc. Por isso, estamos muito felizes de estreitar essa relação pensando nas questões dos direitos sociais e do direito à vida”, enfatizou Bianca Beraldi.  

Referência técnica da Equidade na Secretaria da Saúde, Júlio César de Moraes explicou um pouco sobre as ações do “Outubro Rosa da Equidade”. “O evento, que já vem sendo realizado desde 2017, tem o objetivo de promover a discussão da temática do Outubro Rosa, conscientizando as mulheres de grupos específicos no enfrentamento e na descoberta do câncer de mama precocemente”, disse.

 

Texto: Maria Alice Costa.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard