Sedu abre seleção para professores cursarem mestrado e doutorado
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) abre a partir de segunda-feira (11) segue até o dia 22 processo seletivo de vagas remanescentes para o programa Pró-Regência. Serão contemplados com o programa até 27 professores efetivos da rede pública estadual em 2019 que tiverem interesse em ingressas em cursos de mestrado e doutorado profissionais.
Todos os pré-requisitos para participar do programa Pró-Regência estão disponíveis no edital publicado, nesta sexta-feira (08), no Diário Oficial do Estado e no site da Sedu www.educacao.es.gov.br. Antes de efetuar a inscrição, o professor efetivo deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.
“O programa Pró-Regência é uma ação que visa contribuir com a qualificação da ação docente oportunizando a pesquisa científica aplicada em sala de aula, podendo gerar meios de intervenção efetivos e eficazes que, a médio e longo prazo, se traduzirá em melhoria da educação capixaba”, explicou Ana Janete Viana Souza, gerente de Qualificação Profissional.
Inscrições
Os interessados deverão realizar a inscrição a partir de segunda-feira (11) até o dia 22 de fevereiro, diretamente na unidade central da Sedu ou por meio de postagem nas agências dos Correios.
Na unidade central Sedu, a inscrição deverá ser realizada com a entrega da documentação descrita no edital, em envelope lacrado, com a identificação externa de “Inscrição de Professor para o Programa Pró-Regência”.
A entrega deve ser feita no Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (CEFOPE), sala 219, 2º andar, da Sedu, localizada à Av. César Hilal, 1.111, em Santa Lúcia, Vitória, de segunda a sexta, de 8 às 17 horas.
Via postagem nos Correios, a inscrição deve ser feita com o envio da documentação descrita no edital, em envelope lacrado, via Sedex, ao Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (CEFOPE), com postagem registrada no período determinado de inscrição.
A seleção dos professores efetivos para participação no Programa Pró-Regência será realizada pelo Comitê Institucional do Pró-Regência, formado por servidores localizados na Unidade Central da Sedu, nomeados por meio de portaria própria. O resultado preliminar do processo de seleção será publicado no Diário Oficial do Espírito Santo, em março.
Pró-Regência
O objetivo do programa é incentivar a participação de professores efetivos da rede pública estadual, em regência de classe, a ingressarem em cursos de mestrado e doutorado profissionais, associando a relação entre ensino, pesquisa e resultados de aprendizagem.
Os professores efetivos selecionados para o Pró-Regência poderão ter seu horário reajustado e/ou sua carga horária de trabalho reduzida, a título de reserva de carga horária para cumprimento de créditos e elaboração da pesquisa de interesse da Sedu no âmbito dos desafios atuais da Educação Básica da Rede Pública Estadual do Espírito Santo, sem prejuízo de seus vencimentos e vantagens mensais.
Além disso, eles deverão comprovar a frequência e o aproveitamento ao curso de mestrado profissional ou doutorado profissional por meio de declaração emitida pela Instituição de Ensino Superior ou documento equivalente a cada seis meses, contados da data de início do curso previsto no Cronograma apresentado, conforme determina no edital e do recebimento dos benefícios do Pró-Regência.
Texto: Emanoele Rocha
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Gustavo Rosa / Emanoele Rocha/ Caê Guimarães
mmczanotelli@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br/gprosa@sedu.es.gov.br/ecsrocha@sedu.es.gov.br/ celguimaraes@sedu.es.gov.br
3636-7705 / 7706 / 7707