16/09/2010 16h05 - Atualizado em 21/01/2019 16h46

Sedu anuncia ações nas escolas estaduais para o Enem 2010

Nesta quinta-feira (16), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou as medidas tomadas para reforçar a aprendizagem dos alunos visando ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O simulado para os estudantes da rede estadual será aplicado nos dias 15 e 17 de outubro. Mais de R$ 2 milhões estão sendo investidos nessas ações.

O Enem, que será realizado nos dias 06 e 07 de novembro, é obrigatório para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A expectativa é que 30 mil alunos da rede estadual façam o exame. “O Enem não serve apenas para avaliar o sistema de ensino, mas como uma porta de entrada para o Ensino Superior”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha.

O simulado para os alunos da rede estadual será realizado nos moldes do Enem, com dois dias de prova e a divisão de assuntos: no dia 15 será a avaliação de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e no dia 17 serão avaliados os conhecimentos em Linguagens, Códigos e Matemática. “É muito importante que todos os alunos façam o simulado, pois será um treinamento do Enem”, destacou o secretário.

Como preparação para o Exame, além do simulado, os alunos tiveram a jornada escolar ampliada e a inclusão da disciplina de Juventude, Educação e Trabalho (JET), que debate perspectivas de vida, mercado de trabalho e formação profissional com os jovens do 3º ano.

Ações

O secretário frisou também que 185 escolas que ofertam o Ensino Médio estão criando ações próprias, sugeridas pela Sedu, para preparação dos alunos, como murais, aulas extras, blogs com dicas e dúvidas e uso de filmes. Essas atividades contemplam aproximadamente 13 mil alunos.

Ainda entre as ações estão as 1.200 bolsas do Programa Universidade para Todos (Pupt) – ofertadas para alunos da rede pública em 2010 – com turmas nos municípios de Vitória, Cariacica, Aracruz, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, São Mateus e Domingos Martins.

Os alunos do Pupt têm acesso a um ambiente virtual, onde estão disponíveis textos para leitura, dicas, exercícios elaborados por professores, simulados, tira-dúvidas on line, indicações de softwares livres e links interessantes, informações sobre processos seletivos e afins. Segundo Haroldo Rocha, esse serviço será ampliado para um total de 4 mil alunos de toda a rede estadual.

O secretário lembrou que, para a eficiência das ações, é preciso que os alunos tenham interesse. “Tudo isso está sendo feito para bons resultados no Enem, mas nossa principal tarefa é movitar os alunos. Estamos realizando essa série de ações, mas os jovens precisam ter interesse. Tenho encontrado os estudantes mais animados em fazer vestibular, com as escolhas feitas. Hoje, eles estão entendendo que as cotas são importantes para eles e por isso, precisam de um bom desempenho no Enem”, completou.

CEEJA

Durante a coletiva com as ações para o Enem, Haroldo Rocha lembrou que, nesta sexta-feira (17), será publicada no Diário Oficial a portaria dos Exames de Suplência dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs) para o 2º semestre de 2010. “É muito importante que quem não terminou os estudos aproveite essa oportunidade, pois cada vez mais o mercado exige escolarização”, frisou.

Na portaria, estarão todas as informações relativas aos exames de suplência e sobre as inscrições, que serão realizadas pela internet, no site da Sedu (www.sedu.es.gov.br), de 20 a 26 de novembro.

As provas serão realizadas nos dias 20, 21, 27 e 28 de novembro. No primeiro semestre, 11 mil pessoas fizeram as avaliações. A expectativa é que 16 mil pessoas prestem os exames no segundo semestre.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br