03/11/2010 19h00 - Atualizado em 18/01/2019 16h26

Sedu anuncia alunos selecionados para o Intercâmbio 2011

Ansiedade, emoção e lágrimas marcaram o anúncio dos alunos selecionados para o Programa de Intercâmbio 2011 da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Na manhã desta quarta-feira (03), no auditório da Sedu, foram divulgados os nomes dos 18 alunos classificados dos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs) da Grande Vitória e do estudante do CEI de Colatina. O resultado de Cachoeiro de Itapemirim será anunciado às 14:30 horas, na Escola Átila Almeida.

Além dos alunos finalistas, o evento contou com a presença de pais, familiares e diretores das escolas. Para chegar à etapa final, os estudantes tiveram que ter a autorização dos pais, passar por uma avaliação escrita e por uma entrevista em inglês. O secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, parabenizou os finalistas e elogiou o desempenho e o interesse deles nos estudos. “Vocês estão aqui por mérito, porque estudaram, se dedicaram, buscaram conhecimento”, ressaltou.

O secretário lembrou ainda que os alunos precisam ser incentivados a estudar. “A família tem um papel muito importante, incentivando os filhos nos estudos. O sucesso dos alunos tem a participação dos pais e isso, podemos ver que todos vocês têm. Todos são vencedores e tenho certeza que vão brilhar na vida”, destacou Haroldo.

A subsecretária de Educação, Adriana Sperandio, também parabenizou os finalistas. “Independente do resultado final, todos vocês são vencedores, pois são dedicados, estudiosos e envolvidos na escola”. A representante da agência de Intercâmbio, Glicer Davel, que participou da seleção, elogiou o desempenho dos alunos. “Neste ano, percebemos os alunos ainda mais empenhados e dedicados do que o ano passado. O nível do Inglês deles estava muito bom”, disse.  

O destino dos estudantes também foi anunciado na hora. São quatro alunos dos CEIs de Vila Velha, Serra, Cariacica e Vitória. Os classificados em 1º lugar irão para a Irlanda, em 2º para Nova Scotia, no Canadá, já o 3º lugar tem como destino a Nova Zelândia, e os classificados em 4º lugar vão para Winnipeg, também no Canadá.  O aluno com mais de 18 anos irá para a África do Sul e os alunos dos CEIs de Colatina e Cachoeiro irão para o Canadá.

Na hora do anúncio, o choro tomou conta dos alunos, pais e diretores. “Ainda não acredito! Fiquei feliz demais e espero que chegue logo, para cair a ficha”, disse o aluno Weverton Coradini, do CEI de Vitória, que vai viajar para Nova Scotia, no Canadá. O pai de Weverton, Anésio Coradini, também ficou muito feliz e orgulhoso do filho. “Ele sempre foi muito estudioso”.

Para Nicole Silva Barbosa, do CEI da Serra, o Intercâmbio é um sonho. “Passei a noite em claro esperando esse momento. Tenho certeza que a viagem será um momento único!”, comemorou a jovem, que vai viajar para Nova Zelândia.   Já a aluna Karoline Alves Rossi, do CEI de Colatina, quase caiu quando ouvi seu nome ser anunciado. “Estava muito ansiosa para o resultado e agora a ansiedade é de ir para o Canadá”.

Igor Roque, do CEI de Vila Velha, também vai para a cidade canadense de Nova Scotia. “Estudei muito desde o começo do ano. Estava bastante nervoso. Agora a ansiedade é para chegar logo o ano que vem”, destacou.

A vaga para o aluno maior de 18 anos ficou com Yuri Márcio, do CEI de Cariacica. “Sempre gostei muito de Inglês. Essa é uma chance única de aprender mais o idioma. Estou emocionado com a oportunidade”, frisou. “Meu filho sempre foi muito estudioso. Estou alegre demais por ele. Fiquei com um pouco de medo no início, já que ele iria para tão longe, mas vendo o interesse e o empenho dele, só tenho a comemorar”, disse a mãe de Yuri, Irene Pianzola.

A jovem Juliana Gomes, do CEI de Vila Velha, que conquistou uma vaga, é um exemplo para os alunos que não conseguiram ganhar uma bolsa de estudos nesse ano. Ela ficou entre os finalistas do ano passado, mas não desistiu. “Desde então, me dediquei ao máximo, pois queria muito conseguir nesse ano. Não desisti e graças ao apoio dos meus pais, consegui”, contou Juliana, que vai viajar para a Irlanda.

O pai dela, Luiz Carlos Gomes, estava emocionado. “Sempre incentivamos muito nossa filha. Fizemos o possível e o impossível para que ela estudasse. Ela está de parabéns. Vamos sentir muita saudade quando ela viajar, mas temos que sofrer um pouco para ver os bons resultados”, destacou.

Após o anúncio, pais e alunos já receberam a primeira orientação sobre os procedimentos para as viagens, que começam a partir de janeiro e vão até o início de fevereiro. O investimento do Governo do Estado em cada aluno participante do programa é de R$ 35 mil.

Confira o nome dos selecionados:

CEI Cariacica
1º lugar – Uriel Marcos Martins Loures
2º lugar – Chelsea Genevive de Oliveira Moraes
3º lugar – Steffani Peltier Barbosa
4º lugar – Jhonatan do Nascimento Silva

CEI Vila Velha
1º lugar – Juliana dos Reis Gomes
2º lugar – Iago da Silva Monteiro
3º lugar – Igor Roque de Moura
4º lugar – Leonardo Kieffer
5º lugar – Sarah Giulian Manoel Rosário
*O CEI de Vila Velha teve 5 alunos selecionados pois teve o maior número de inscritos

CEI Serra
1º lugar – Luana da Silva
2º lugar – Nágila Alves Souza Lima
3º lugar – Nicole Silva Barbosa
4º lugar – Jaianny Emanuely Delfim Apolinário

CEI Vitória
1º lugar – Vitor Scherrer de Paula
2º lugar – Weverton Frederico Zortea Coradini
3º lugar – Larissa do Nascimento
4º lugar – Gabriela Louise Caldas Koene
 
Aluno com mais de 18 anos
Yuri Márcio Pianzola Soave

CEI de Colatina
Karoline Alves Rossi

Confira a distribuição das 20 bolsas:
- CEI Vitória: 04 vagas – Países: Nova Zelândia, Irlanda e Canadá;
- CEI Vila Velha: 04 vagas – Países: Nova Zelândia, Irlanda e Canadá;
- CEI Serra: 04 vagas – Países: Nova Zelândia, Irlanda e Canadá;
- CEI Cariacica: 04 vagas – Países: Nova Zelândia, Irlanda e Canadá;
- CEI Colatina: 01 vaga – País: Canadá;
- CEI Cachoeiro: 01 vaga – País: Canadá;
- Maior de 18 anos: 01 vaga – País: África do Sul;
- CEI com maior nº de inscritos: 01 vaga – País: Nova Zelândia.

Curso de Idiomas

Oferecido pela Sedu desde abril de 2009, o curso de Inglês tem duração de até 36 meses, com carga horária de até 300 horas/aula, divididas em duas aulas semanais de 1h15 de duração. Ministrado no horário contrário ao das aulas regulares do estudante, o curso é oferecido nos quatro CEIs localizados em escolas estaduais polo nos municípios de Cariacica, Vila Velha, Serra e Vitória, e também em Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

Leia ainda:

Sedu divulga aluno de Cachoeiro selecionado para Intercâmbio 2011



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br
Texto: Karolina Gazoni

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard