16/09/2024 13h05

Sedu anuncia países de destino dos alunos do Programa de Intercâmbio Estudantil

Foto: Hélio Filho/Secom

Os 170 alunos que participam da edição 2024 do Programa de Intercâmbio Estudantil, da Secretaria da Educação (Sedu), já sabem os países onde farão intercâmbio por três meses, a partir do mês de dezembro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16) pelo governador Renato Casagrande em cerimônia realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. Os alunos que estudam espanhol nos Centros Estaduais de Idiomas (CEI) vão para o Chile e os que estudam inglês vão aprimorar o aprendizado do idioma nos Estados Unidos ou Canadá.

“Esse programa nos alegra muito e vamos aumentar o número de intercambistas para os anos de 2025 e 2026. É uma grande oportunidade de conhecimento, não apenas da língua, mas também de uma cultura nova. Essa experiência vai ajudar no futuro desses estudantes, permitindo o aperfeiçoar o conhecimento na língua que escolheram. Vocês vão conhecer novos países, lugares lindos, mas vão perceber o quanto o Espírito Santo é lindo e especial”, afirmou o governador Casagrande.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou o potencial do projeto no desenvolvimento dos estudantes. “Este já é um programa bastante consolidado e é uma vivência que não apenas melhora o idioma, mas é também uma experiência pessoal e cultural muito rica e de potencial multiplicador extremamente grande para os alunos da nossa Rede”, comentou.

Os estudantes foram contemplados com bolsas na modalidade Curso Intensivo de Línguas, distribuídas da seguinte forma: 42 bolsas para os Estados Unidos, 123 bolsas para o Canadá e cinco bolsas para o Chile. O embarque dos alunos está previsto para o mês de dezembro deste ano e o retorno em março de 2025.

O Programa de Intercâmbio Estudantil busca proporcionar aos estudantes a vivência em uma nova cultura, ampliando, desta forma, a visão de mundo de cada um deles. Além disso, o programa visa a desenvolver a fluência nas línguas inglesa ou espanhola, aprimorando as habilidades de compreensão, produção oral e escrita, por meio de uma imersão direta na língua estrangeira.

“A qualificação e a formação são os segredos do sucesso para o cidadão. O Governo do Estado mantém atuantes várias frentes de trabalho que contribuem com o acúmulo de conhecimento. Ver a alegria e a expectativa desses jovens aqui hoje, de suas famílias, reforçam nosso compromisso de continuar proporcionando oportunidades para o desenvolvimento pessoal em nosso Espírito Santo”, disse o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

A seleção ocorreu em três etapas: a primeira envolveu as inscrições e a entrega de documentação para a análise do rendimento e da frequência dos estudantes. A segunda etapa consistiu na validação das inscrições e na análise da documentação apresentada pelos candidatos. Nessa etapa, foram classificados os estudantes que obtiveram um aproveitamento mínimo de 80% nos cursos de inglês ou espanhol, oferecidos nos CEIs, durante o ano de 2023. Na terceira etapa, os candidatos classificados foram convocados para uma entrevista oral on-line, que avaliou a fluência dos participantes no idioma estrangeiro.

Os intercambistas ficarão hospedados em casas de famílias, cuidadosamente selecionadas, conhecidas como “host family”, que estão preparadas para receber grupos de alunos a partir do nível básico. As acomodações são escolhidas de forma a proporcionar segurança e fácil acesso às escolas, estando localizadas a até 40 minutos de distância das mesmas, por meio de transporte público.

Além da hospedagem, o programa inclui café da manhã e jantar oferecidos pela família anfitriã. Entre os benefícios, o Curso Intensivo de Língua (inglesa ou espanhola) garante aos alunos Seguro Saúde, ajuda de custo mensal no valor de U$400,00, entre outros.

Depoimentos

“Estou muito honrada em estar aqui hoje! Quando eu tinha 11 anos, comecei a gostar de inglês por conta das músicas que eu ouvia e me dediquei a aprender mais a língua inglesa. Com o incentivo de professores da escola, me interessei em fazer o curso de inglês. A oportunidade do intercâmbio é uma honra e estou muito feliz! Agradeço ao Governo do Estado e a todos que oportunizaram o intercâmbio", comentou Ana Clara Gomes de Oliveira, estudante que participará do intercâmbio em 2024.

"Aproveitem ao máximo! Falem muito a língua, seja inglesa ou espanhola, e façam amizades com pessoas de outros países, porque assim vocês aprenderão ainda mais. Fazer o Intercâmbio foi uma das mais importantes experiências da minha vida, por isso, enquanto veterana, quero dar essa sugestão: aproveitem muito!", compartilhou a estudante Clara Mavi Sampaio Palmeira, intercambista pelo Programa em 2023.

Programa de Intercâmbio Estudantil

Criado em 2009, o Programa de Intercâmbio Estudantil conta, atualmente, com 23 unidades distribuídas em escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação. Em 2010, o Programa de Intercâmbio Estudantil Sedu foi implementado dentro do Centro Estadual de Idiomas, com os objetivos de proporcionar aos estudantes uma experiência de estudos no exterior e de consolidar as competências desenvolvidas nos cursos de línguas, permitindo a utilização do idioma estrangeiro para a comunicação social, cultural e profissional.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon