25/08/2010 18h35 - Atualizado em 22/01/2019 14h09

Sedu dá posse a 448 novos professores da rede estadual nesta quarta (25)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), realizou, nesta quarta-feira (25), a solenidade de posse de 448 novos professores da rede estadual aprovados no concurso público realizado no primeiro semestre de 2010.

O evento contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Educação, Haroldo Correa Rocha, secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heráclito Amâncio Junior, além de outras autoridades.

Os professores que foram solenemente empossados participaram de um processo seletivo com mais de 14 mil inscritos no primeiro semestre de 2010. O secretário Haroldo Corrêa enfatizou que se tratavam dos melhores professores, totalmente capacitados para o cargo. “Nós trabalhamos para fazer no Espírito Santo a melhor escola pública do Brasil e vocês estão aqui por mérito, porque são os melhores.”

O governador Paulo Hartung lembrou que mais de nove mil profissionais do serviço público já foram nomeados em seu período de Governo, todos pelo mérito, através de concursos concorridos, com a participação de candidatos de várias partes do país. Hartung ressaltou que os novos professores possuem uma grande missão pela frente e que, a partir de agora, irão somar esforços para a construção de uma educação pública com cada vez mais qualidade no Espírito Santo.

“O patrão de cada um dos servidores públicos é o cidadão capixaba, que paga impostos e precisa ter em troca um serviço público eficiente e de qualidade. Nossos professores, especialmente, possuem uma missão nobre na sociedade, que é a de contribuir para a formação de nossos jovens”, pontuou.

Hartung enfatizou que a educação é a área que mais recebe investimentos do Governo do Estado, ficando com a maior parcela dos investimentos do Orçamento. “Estamos fazendo o maior investimento da história do Espírito Santo em educação. Desde 2003, destinamos a maior fatia do orçamento para o setor. A educação liberta da escuridão da ignorância e abre portas e janelas de oportunidades nesse mundo cada vez mais competitivo que estamos vivendo”, frisou.

O governador salientou que o objetivo estratégico do Governo é a formação do cidadão capixaba, particularmente dos jovens. Ele sublinhou que esse objetivo está expresso no Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2025, um documento elaborado de forma compartilhada com a sociedade civil, através de pesquisas, entrevistas, seminários temáticos, consultas via internet e audiências públicas, que tem a finalidade de agregar esforços na elaboração e execução de ações que impulsionem o desenvolvimento do Estado em todas as suas dimensões.

Hartung também reafirmou que a escola e os professores não podem substituir outros elementos da sociedade, importantes para a formação dos jovens, como a família, por exemplo. “Queremos os professores e os alunos motivados e estamos trabalhando para isso, com planejamento e programas que estão revolucionando o ato de ensinar. No entanto, a participação e o envolvimento da família também são fundamentais para que o aprendizado aconteça de maneira plena”,

Todos os professores que participaram do evento estavam muito satisfeitos com a aprovação e enxergavam a oportunidade como um degrau para outras conquistas. “Eu me sinto realizado, pois me preparei bastante. Sou mestre em Economia, trabalhei no ano passado em uma escola do Estado em contrato em Designação Temporária e pretendo fazer outro mestrado em Educação para continuar na escola e, um dia, me tornar diretor, que é meu objetivo principal”, diz o novo professor de Matemática da Escola José Leão Nunes, em Cariacica, Adriano Ramos.

O professor Diogo de Azevedo, com apenas 22 anos, conquistou uma vitória com o concurso, que foi o trabalho que sempre quis. “O concurso foi uma forma de conseguir estabilidade e, assim, posso dar continuidade aos mesmos estudos. Esse é o primeiro passo para melhorar.”

O secretário também chamou a atenção para a importância do concurso para a relação do professor com os alunos. “Nós precisamos de uma rede com estabilidade, uma equipe motivada, porque o processo de escola é de identificação do professor com o aluno. A estabilidade da rede é importante e nós trabalhamos por esse caminho.”

Concurso de professores e pedagogos

Foram mais de 14 mil inscritos disputando 902 vagas para jornada de trabalho de 25 horas semanais para os cargos de professor e pedagogo. A última fase do concurso foi o Curso Intensivo de formação, que contou com uma prova de 30 questões objetivas com duração de duas horas e meia. O candidato para ser aprovado no Curso precisava acertar 70% das questões e ter 100% de freqüência.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ ltcardoso@sedu.es.gov.br