07/10/2010 15h52 - Atualizado em 21/01/2019 12h46

Sedu desenvolve ações com xadrez para movimentar a rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está desenvolvendo ações envolvendo o xadrez para movimentar alunos e servidores da rede. Trata-se do II Festival de Xadrez e do I Torneio de Xadrez da Sedu. O primeiro é voltado para alunos da rede e será realizado na Secretaria de Esporte e Lazer (Sesport), na quarta (20), das 12 às 18 horas. Já o segundo é para servidores da Secretaria e será realizado na quinta (21), das 14 às 16h30, no auditório da Sedu.

Para participar do festival, os alunos devem se inscrever até a sexta-feira (15) no site da Sedu (www.sedu.es.gov.br), onde também está disponível o regulamento. Podem participar alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA). O objetivo do festival é desenvolver nas escolas uma atividade que contribua com o Novo Currículo Básico da Escola Estadual.

No primeiro festival, cerca de 300 alunos participaram da ação. Este ano, a expectativa é a participação de mais 500 estudantes. De acordo com a técnica do programa Esporte na Escola Jakeline Harchbart Dias, esta expectativa de aumento se deve investimento que a Secretaria vem fazendo em capacitações, como o Xadrez Pedagógico, com professores de Educação Física, para o que o xadrez seja cada vez mais conhecido na rede de educação.

“Queremos que o xadrez não seja apenas uma modalidade esportiva, mas uma ferramenta para que o aluno alcance um pensamento organizado, utilizando-o como recurso”, afimou a técnica. O festival tem o apoio da Sesport, Federação Espírito Santense de Xadrez, Faculdade Serrana e a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá.

Torneio

Já para participar do torneio, os interessados devem ser servidores da Sedu. A ficha de inscrição e o regulamento também já estão disponíveis. O torneio faz parte da Semana Interna da Saúde, que será realizada da segunda (18) a sexta (22).

Confira o regulamento do festival
Confira o regulamento do torneio
Ficha de inscrição do festival
Ficha de inscrição do torneio