24/06/2022 12h08

Sedu disponibiliza painéis on-line com resultados das avaliações externas da Rede Estadual

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação, criou e disponibilizou painéis digitais on-line de relatórios, com os resultados das avaliações externas da Rede Estadual. Com a iniciativa, a Sedu busca otimizar e ampliar o acesso a essas informações e resultados, por gestores e equipes pedagógicas.

Todas as etapas da Educação Básica no Espírito Santo são alvo de uma ou mais avaliações externas, sendo a Avaliação da Fluência em Leitura, o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes),  Paebes Alfa e a Avaliação Diagnóstica.

Nos painéis de resultado, é possível visualizar a participação e o desempenho dos estudantes, sendo que esse último pode ser visualizado por padrão, por proficiência e para cada um dos descritores avaliados. Outra ferramenta dos painéis é a opção de gerar relatórios (para visualização ou impressão) da série histórica de desempenho, o que possibilita acompanhar a evolução da Rede Pública Estadual de Ensino nas avaliações externas e de larga escala de forma panorâmica e dinâmica.

Outra novidade quanto à apresentação dos resultados é que foram elaborados painéis dinâmicos com os resultados dos questionários contextuais, em que é possível correlacionar as informações socioeconômicas dos estudantes ao desempenho, possibilitando a visualização de um cenário intra e extraescolar que subsidie o planejamento e a execução de políticas públicas e gestão escolar.

Os gestores e as equipes pedagógicas têm acesso aos painéis via Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges), plataforma oficial de gestão, além do monitoramento escolar e pedagógico da Sedu.

Ainda outra novidade é a Autoavaliação Socioemocional, que foi aplicada a todo público-alvo da Avaliação Diagnóstica. Nesse caso, os resultados também estão disponíveis nos painéis elaborados pela Gerência de Avaliação da Sedu.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard