24/09/2010 18h43 - Atualizado em 21/01/2019 16h11

Sedu divulga cronograma e as regras da Chamada Pública Escolar 2011

As escolas das redes estadual e municipal iniciam no dia 04 de outubro a primeira etapa da Chamada Pública Escolar 2011, com a rematrícula dos alunos que já estão na escola. O anúncio foi feito, na manhã desta sexta-feira (24), pelo secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha que, juntamente com os secretários municipais de Educação de Vitoria, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari, assinou a Portaria que institui a Chamada Pública Escolar (Dia C) . Já no período de 2 a 4 de dezembro acontece a matrícula dos novos alunos.

A Chamada Pública Escolar é coordenada pela Sedu e tem como objetivo matricular, nas redes de ensino estadual e municipal, crianças, jovens e adultos que ainda não estão na escola. E, também rematricular os que já estão frequentando a escola.

A rematrícula é a primeira etapa da Chamada e será realizada no período de 4 a 8 de outubro. “A partir das rematrículas e remanejamentos vai ser possível mensurar quantas vagas estarão disponíveis para os novos alunos em cada escola”, explicou o secretário Haroldo Corrêa.

Já as crianças, jovens e adultos que estão fora da escola poderão realizar a matrícula no período de 2 a 4 de dezembro. O secretário destacou que a Chamada Pública é um esforço conjunto para que até 31 de dezembro todos os alunos estejam regularmente matriculados. “Assim poderemos começar as aulas em fevereiro com as escolas devidamente organizadas para receber os alunos”.

Haroldo Corrêa lembrou ainda que os pais devem ficar atentos para que os filhos não fiquem sem estudar. “Para isso também contamos com o Ministério Público, que vai acompanhar o acesso à matrícula”.

O resultado da Chamada Pública será divulgado no dia 21 de dezembro e os pais terão até o dia 30 daquele mês para efetivar a matrícula, comparecendo na escola onde o filho vai estudar com a documentação exigida. “Na Grande Vitória, a Chamada Pública será realizada em postos específicos, que serão divulgados posteriormente. Já no interior, os pais deverão se dirigir à escola em que deseja matricular o filho”, frisou o secretário, que lembrou ainda que será realizada uma grande campanha nos meios de comunicação para que os alunos estejam matriculados antes do início do ano letivo.

No Dia C, em 2009, foram matriculados 11.820 novos alunos na rede estadual de ensino, sendo 51% no 1º ano do Ensino Fundamental, 19% no 1º ano do Ensino Médio, 12% na 5ª série do Ensino Fundamental e 18% nas demais séries.

Cronograma da Chamada Pública
1 - Rematrícula/Remanejamento: 04 de outubro a 08 de outubro
2 - Chamada Pública – ‘Dia C’: 02 a 04 de dezembro
3 - Divulgação do resultado: 21 de dezembro