01/12/2010 00h15 - Atualizado em 16/01/2019 12h47

Sedu divulga finalistas do II Concurso Científico Estadual – Einstein

A Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) divulgou na tarde desta terça-feira (30) os finalistas do II Concurso Científico – Einstein. O resultado final será divulgado no dia 10 de dezembro. O objetivo do concurso é despertar nos alunos e nos professores o interesse pela Ciência. Entre os prêmios está um notebook.

Puderam participar do concurso professores e estudantes da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e alunos do Médio, Ensino Médio Integrado e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). A produção dos trabalhos foram sobre temas relacionados ao cientista Albert Einstein, como luz, tempo, energia, átomos e gravidade.

Os professores puderam participar da categoria “Artigo Científico”. Já os alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e os do Médio, Ensino Médio Integrado e EJA das categorias “Artigo Relato”, “Vídeo Científico” e “Imagem” referente ao físico, com os mesmos temas.

Na categoria “Artigo Relato”, os alunos participantes produziram um artigo relatando uma experiência desenvolvida ou vivenciada pelos autores. O “Vídeo Científico” pôde ser produzido nos gêneros documentário e experimental. Na categoria “Imagem”, as ilustrações foram inéditas, de autoria própria do candidato, com escolha livre da técnica como desenho, colagem, gravura, pintura, entre outros.

A banca examinadora, composta por professores da rede estadual, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho e da unidade central da Sedu, elegeu os três melhores trabalhos em cada categoria. Confira a seguir os finalistas:

Artigo científico:
- Edilson Trancoso Ferreira (Escola Coronel Olímpio Cunha, Cariacica);
- Maikon Chaider Silva Scaldaferro (Escola Clovis Borges Miguel, Serra);
- Paulo Antenor Ferreira da Costa Oliveira (Escola Ary Parreiras, Cariacica).

Artigo relato:
- André Felipe dos Santos Batista (Escola Carlos Xavier Paes Barreto, Vitória);
- Denner Angeli (Escola David Roldi, São Roque do Canaã);
- Henryck Souza Muniz (Escola José de Caldas Brito, Linhares).

Imagem:
- Ana Paula Apolinário Sampaio (Escola Regina Bolssanello Fornazier, Sooretama);
- Fabynnara Costa Pessoa (Escola Daniel Comboni, Ecoporanga);
- Saturnino Gomes de Oliveira (Escola Sobreiro, Laranja da Terra).

Vídeo científico:
- Jadyson Batista Veloso (Escola Pedro de Alcântara Galvêas, Dores do Rio Preto);
- Patrícia Moreira Leal (Escola Pedro de Alcântara Galvêas, Dores do Rio Preto);
- Siumara de Freitas Gonçalves (Escola Teófilo Paulino, Domingos Martins)

O aluno e o professor que conquistarem o primeiro lugar serão premiados com um notebook e uma viagem a São Paulo para visitar o Programa “Catavento”, a Estação Ciência e o Museu da Língua Portuguesa. Em segundo lugar, o estudante ganhará uma máquina fotográfica digital e um kit científico, já os professores, uma filmadora digital. Em terceiro lugar, o aluno será premiado com um MP5 e um kit científico, e o professor com uma máquina digital semiprofissional.

O concurso faz parte das atividades desenvolvidas no projeto “Ciência na Escola”, dinamizador do Novo Currículo Estadual. De acordo com a subsecretária de Educação Adriana Sperandio, o concurso é um movimento por meio do qual alunos e professores têm a oportunidade de participar de produções de natureza científica.

Einstein

A Exposição Internacional Einstein, que deu origem ao II Concurso Científico, ficou em cartaz de 07 de julho a 07 de novembro, totalizando cinco meses, e recebeu 89.156 visitantes, sendo que, deste total, 66.776 foram estudantes e 22.380 pessoas do público em geral. O número atingiu a expectativa da Sedu, responsável pela mostra, que previa no Estado aproximadamente 90 mil visitantes.

Por conta do grande sucesso no Espírito Santo, a permanência da exposição que contou a vida e obra de um dos mais importantes cientistas do século XX, foi prorrogada. Inicialmente, a mostra estava prevista para terminar no dia 03 de outubro. Com a prorrogação, o Espírito Santo passou a ser o Estado em que a exposição ficou em cartaz por mais tempo, superando São Paulo e Rio de Janeiro. Em todo o mundo, a exposição já foi vista por mais de dois milhões de pessoas. A versão brasileira foi inaugurada em 2008.

Na mostra, o visitante conheceu de perto a trajetória do cientista e físico Albert Einstein, tendo acesso a seu boletim escolar, ao prêmio Nobel que ele ganhou e cartas que o cientista trocou com familiares, amigos e autoridades. Havia também um espaço especial sobre a visita de Einstein ao Brasil, em 1925.

Darwin

O I Concurso Científico – Darwin, que foi realizado no ano passado, também pela Sedu, quando a Exposição Internacional Darwin esteve presente no Palácio Anchieta, levou os ganhadores a uma viagem ao Rio de Janeiro. Além de visitarem o Museu da Vida e o Jardim Botânico, eles tiveram o tempo totalmente ocupado com atividades relacionadas à Ciência e à Cultura, com as despesas totalmente pagas pela Secretaria.

No total, o concurso científico Darwin premiou três professores e nove alunos da rede em quatro categorias: Artigo Científico; Artigo Relato; Sequência Fotográfica; e Vídeo Científico. Os primeiros lugares, além da viagem ao Rio de Janeiro, ganharam uma máquina fotográfica digital. Os segundos colocados foram premiados com uma luneta e os terceiros, com um kit científico.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha