02/09/2024 17h15

Sedu divulga oferta da EJA Profissional em Guia de Cursos edição 2024-2

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) publicou no Diário Oficial do Espírito Santo, a Portaria 214-R, de 29 de agosto de 2024, que institui o Guia de Cursos de Qualificação Profissional, na forma articulada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertados nas escolas da Rede Pública Estadual de ensino do Espírito Santo.

O Guia considera a necessidade de reorganização curricular dos cursos de Qualificação Profissional integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas unidades escolares da rede pública estadual, para enfrentamento da evasão e, por conseguinte, fortalece o movimento de permanência no/do espaço escolar.

Desta forma, a Sedu, a partir do segundo semestre letivo deste ano de 2024, passou a ofertar a EJA Profissional em três etapas, com vistas a possibilitar um melhor índice de entrada, conclusão e enfrentamento do fenômeno da evasão do espaço escolar, no que concerne a essa forma de oferta da EJA.  Os Cursos Técnicos ofertados na Educação Escolar nas Prisões e na Educação Escolar na Socioeducação, continuam submetidos no ano de 2024 ao Guia de Cursos Técnicos e de Qualificação Profissional 2024/1.

O Guia apresenta a relação de matrizes de organização curricular da EJA Profissional, que, atualmente, conta com a oferta dos seguintes cursos: Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Assistente Administrativo, Assistente Financeiro Assistente de Logística, Assistente de Recursos Humanos,  Auxiliar de Serviços Condominais, Agente de Combate à Endemias, Agente de Combate à Endemias, Cuidador de Idosos, Assistente de Suporte e Manutenção de Computadores,  Operador de Computador, Instalador de Sistemas Elétricos Prediais, Mecânico de Máquinas Industriais e Agente de Projetos Sociais.

A gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Sedu, destaca que a EJA profissional é uma ação prioritária da Secretaria e vem sendo implementada desde o ano de 2020. “Compreendemos que essa oferta, além de possibilitar a certificação do ensino médio promove a qualificação dos estudantes. Portanto, é uma política pública de inclusão educacional e social, visto que amplia as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho”, disse.

Confira aqui o Guia de Cursos de Qualificação Profissional da EJA

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon