18/08/2010 22h36 - Atualizado em 22/01/2019 14h27

Sedu divulga resultado do Paebes de escolas estaduais e municipais

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) divulgou, nesta quarta-feira (18), no auditório da Unidade Central da Sedu, o resultado do Paebes Alfa 1º Onda 2010 das escolas estaduais e municipais. Estiveram presentes o secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, as subsecretárias Mércia Lemos e Adriana Sperandio, além de secretários municipais, técnicos e diretores de algumas escolas.

Em uma escala de 0 a 1000, o nível de proficiência (conhecimento) dos alunos da rede estadual de ensino cresceu de 429,1, em 2008, para 459,8, em 2010. Já na rede municipal, o aumento foi de 424,0, em 2008, para 441,9, em 2010. Totalizando as duas redes a proficiência subiu de 425,8 para 445,9.

Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, os resultados são bons, visto que os alunos que iniciaram a alfabetização em 2010 estão com um nível de proficiência maior do que em 2008. “A expectativa é que mais de 90% desses alunos estejam ainda melhor quando fizerem a 2ª Onda no final do ano, já que todos os indicadores mostraram esse bom resultado na entrada”.

Foram avaliados aproximadamente 43 mil alunos, da 1ª série do Ensino Fundamental, da rede municipal e estadual, em Língua Portuguesa e Matemática. Em outubro deste ano, todas as turmas que participaram da 1ª Onda farão a 2ª. O resultado individual da primeira etapa desta avaliação por município e escola, estará disponível a partir do dia 8 de setembro no site da Sedu. Cada escola terá uma senha para acessar o resultado.

Paebes

O Paebes foi instituído pela Sedu em 2004, com o objetivo de avaliar o sistema de ensino de modo permanente e contínuo. Também visa a diagnosticar o desempenho dos alunos em diferentes níveis de escolaridade e áreas do conhecimento, além de subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais.

Os resultados das avaliações são repassados às escolas para que suas equipes revejam projetos pedagógicos e possam definir mais claramente metas de aprendizagem e objetivos do ensino. Os professores e diretores também participam, respondendo a questionários que informam sobre perfil, prática docente e mecanismos de gestão.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ rpassis@sedu.es.gov.br