Sedu inicia o 2º Ciclo de Encontros das Oficinas Metodológicas de Desenvolvimento Curricular para professores de língua inglesa
Visando promover ações voltadas para a melhoria das práticas de ensino de inglês no Estado, a equipe de coordenação dos Programas de Línguas Adicionais da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope) iniciarão, nesta quinta-feira (13), o 2º Ciclo de Encontros das Oficinas Metodológicas de Desenvolvimento Curricular, realizado por meio do Programa English Language Fellow – ELF, parceria da SEDU com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Brasil.
O 1º Ciclo de Oficinas foi iniciado no mês de março deste ano e aconteceu em quatro polos de encontro, localizados nas Superintendências Regionais de Educação de Carapina, Nova Venécia, Cachoeiro Colatina. Ao total, cerca de 300 professores de Inglês da rede estadual e das redes municipais de todo o estado participaram do 1º Ciclo das Oficinas.
As oficinas têm como objetivo a melhoria das competências linguísticas dos professores, a promoção da eficiência educacional e o aumento da capacidade do professor para ensinar Inglês em diferentes contextos educativos. Também vão ajudar os professores no desenvolvimento de currículo, avaliações e atividades, entre outras contribuições a favor da qualidade do ensino da língua estrangeira.
Com o apoio do professor norte-americano Kyle Jacob Moore, especialista que está no Espírito Santo para o desenvolvimento do Programa ELF, os professores terão oportunidade de interagir e discutir ideias para a produção de planos de aula e sequências didáticas, articulados ao Currículo Básico Escola Estadual e aos materiais disponíveis na escola de modo a estimular a participação dos alunos em sala de aula.
Durante as oficinas, os professores recebem exemplares da revista FORUM, publicada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para professores de inglês, e distribuída pelas Embaixadas Americanas do mundo inteiro por meio do escritório Regional de Língua Inglesa - RELO.
A cada encontro, os professores deverão produzir um plano de aula, que será publicado na plataforma virtual do curso, em que os professores poderão, além de compartilhar suas produções, interagir e trocar informações por meio de fóruns virtuais.
O Programa ELF
A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (SEDU) com a Embaixada dos EUA/Consulado Geral dos EUA no Brasil, por meio do Escritório Regional para Programas de Língua Inglesa (RELO – Regional English Language Office). O Programa ‘English Language Fellow - ELF’ é administrado pelo RELO, que disponibiliza especialistas, altamente qualificados na área de ensino de inglês, para atuar junto a instituições acadêmicas de vários países com o objetivo de promover o ensino da língua inglesa no mundo inteiro.