11/11/2021 15h17

Sedu mapeia nível de apropriação tecnológica de escolas da Rede Estadual

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Programa Sedu Gidit@l, está incentivando as escolas da Rede Estadual, a testarem o nível de adoção das tecnologias digitais, com objetivo de elaborar e implementar planos bem estruturados de inovação.

O teste é aplicado por meio do Guia Edutec 2021, fruto da parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). A plataforma está integrada ao PDDE Interativo, que é um sistema criado pelo Governo Federal, que tem como principal objetivo auxiliar as escolas a construir um planejamento estratégico.  Clique no link: https://pddeinterativo.mec.gov.br/.

Segundo a assessora de Tecnologia Educacional da Sedu, Carmem Prata, os resultados fornecem dados e diretrizes para nortear políticas públicas sobre o uso de tecnologia na educação. “A partir desse mapeamento, será possível observar em quais áreas a Sedu deverá priorizar e definir as ações para promover o avanço equilibrado em todas essas dimensões. Na prática, isso significa, por exemplo, que não adianta investir muito em infraestrutura e não capacitar professores ou capacitar professores e não dispor de ambientes e conteúdos digitais para práticas pedagógicas. É preciso considerá-los em conjunto”, disse a assessora.

A ferramenta on-line de gestão e pesquisa tem o objetivo de medir o nível de apropriação tecnológica da Rede e de cada escola em relação a quatro dimensões: Visão (compreensão do potencial da tecnologia para ensinar e aprender), Competência Digital dos professores (o quanto os professores sabem e usam as tecnologias), Recursos e Conteúdos Digitais (quais e que uso fazem dos conteúdos e ferramentas digitais) e Infraestrutura Tecnológica (quais as condições de cada escola).

Instruções de preenchimento para cada situação escolar:

Escolas com diretor: o diretor responde, acompanhado de dois professores. Mais dois professores respondam individualmente;

Escolas sem diretor: um pedagogo responde, acompanhado de dois professores. Mais dois professores respondem individualmente;

Escolas sem diretor e pedagogo: o supervisor da Superintendência Regional de Educação (SRE) que acompanha a escola, responde individualmente, e solicita que, de dois a quatro professores (de acordo com a realidade da escola), respondam individualmente. Caso queiram, também poderão responder todos juntos (presencialmente ou por outro meio de comunicação – telefone, Meet, entre outros).

Orientações:

  • O preenchimento do questionário é obrigatório para todas as escolas estaduais. Para responder, as escolas devem acessar o link: https://guiaedutec.com.br/escola,  que ficará disponível até03 de dezembro de 2021.
  • O Guia Edutec vincula o cadastro do diretor, com a base de dados do PDDE Interativo/MEC, por isso faz-se necessário o diretor estar cadastrado nesses dois ambientes.
  • Durante o preenchimento do questionário pelo diretor, acompanhado de dois professores, será solicitado que indique os nomes e e-mails institucionais de mais dois professores, que também responderão posteriormente. Somente após o diretor indicar os nomes desses profissionais, é que esses eles conseguirão responder, individualmente, o questionário. Os professores receberão um e-mail automático com todas as orientações de preenchimento do questionário on-line.

“Após responderem o questionário, as escolas receberão uma devolutiva via e-mail contendo o resultado do diagnóstico e também orientações para implementação da tecnologia no ambiente escolar. Nesse sentido, quanto mais verdadeiras as respostas, mais personalizada será a devolutiva, com orientações conectadas, de fato, ao que cada escola necessita”, frisou Carmem Prata.

O Sedu Digit@l realizou, no primeiro semestre desse ano, um mapeamento das competências digitais dos docentes a partir da ferramenta de Autoavaliação de Competências Digitais de Professores. Responderam ao diagnóstico, mais de 5 mil professores (31% da Rede), o que permitirá à Sedu definir prioridades formativas alinhadas às expectativas e as reais necessidades dos professores.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

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