Sedu participa do Seminário Juventudes e Educação
A Secretaria da Educação (Sedu) participou, nesta segunda-feira (11), do Seminário Juventudes e Educação promovido pelo Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), vinculado à Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).
A subsecretária de Estado da Educação Básica e Profissional, Andréa Guzzo, participou do Seminário, como palestrante da Sedu. Ela falou sobre o Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Educação, destacando a centralidade do estudante. "Há uma carga horária destinada ao Projeto de Vida, em que o discente pode começar a direcionar o que vai fazer após terminar o Ensino Médio, trabalhando todos os aspectos, não somente os acadêmicos, mas também os emocionais. Isso permite ao aluno a condição de fazer escolhas e verificar os melhores caminhos para que seu Projeto de Vida se realize", disse.
Entre as competências do Cejuve, estão propugnar pela defesa da juventude e de seus direitos, com absoluta prioridade ao direito à vida, saúde, educação, alimentação, esporte e lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária, colocando a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, marginalização, violência, crueldade e opressão; propor estratégias de acompanhamento e avaliação das políticas de juventude; além de promover e incentivar a realização de estudos, seminários, debates e pesquisas sobre a realidade juvenil, com vistas a contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas.
A Subsecretária também destacou o site do novo ensino médio (https://novoensinomedio.sedu.es.gov.br), com guias para os estudantes, podcasts, catálogo com todos os itinerários e cursos técnicos que o aluno pode escolher.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata