27/08/2010 16h20 - Atualizado em 22/01/2019 14h05

Sedu promove Curso de Capacitação do Xadrez Pedagógico para professores da rede

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) dá início, neste sábado (28), ao Curso de Capacitação do Xadrez Pedagógico. O evento será, inicialmente, para 60 professores de Educação Física das escolas da rede pública estadual sob a jurisdição das Superintendências Regionais de Ensino de Carapina, Cariacica e Vila Velha.

De acordo com Jakeline Harchbart Dias, uma das coordenadoras do Esporte na Escola, o foco das aulas será o dinamismo entre a relação mútua da teoria e prática. “O professor levará para sua escola aquilo que aprendeu na dinâmica da formação, utilizando sua percepção do trabalho realizado e expectativas para implantar a metodologia em sala de aula”.

O Curso de Capacitação do Xadrez Pedagógico terá carga horária total de 80 horas subdivididas em 40 horas/aulas presenciais e 40 horas/aulas não presenciais. Os 60 professores serão divididos em duas turmas de 30 profissionais cada uma.

As aulas presenciais serão aos sábados, na Escola Estadual Irmã Maria Horta, das 07 às 12 horas e das 13 às 18 horas, fechando 10 horas/aula em cada sábado. As não presenciais serão divididas em dois momentos, sendo: 20 horas/aula de acompanhamento “em campo” nas escolas, juntamente com os professores que estão sendo capacitados e seus alunos; e 20 horas/aulas preenchidas com diversas atividades extra-encontros, que contribuem para o total aprendizado do professor/capacitando.

O programa

Sentindo a importância que o esporte tem hoje no âmbito escolar, no mundo e no Brasil, o projeto Xadrez nas Escolas foi elaborado para ser implantado nas escolas estaduais da Grande Vitória com o objetivo de atingir todas as unidades da rede pública do Estado.

O projeto já era uma realidade vivida e aprovada em várias escolas, seja por meio das associações de pais, de clubes esportivos, escolas municipais ou de professores com interesse pelo xadrez.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha