Sedu publica portaria que institui Fórum de Professores Coordenadores de Área (PCA)
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), publicou, nesta quarta-feira (07), no Diário Oficial do Espírito Santo, a Portaria nº 084-R, de 06 de abril de 2021, que institui o Fórum de Professores Coordenadores de Área (PCA), no âmbito da Rede Estadual e dá outras providências. O Fórum terá como finalidade promover e ampliar o debate com os professores do Ensino Fundamental e Médio que, nas escolas públicas estaduais, exercem a coordenação das áreas de conhecimento.
A portaria ainda diz que o Fórum será composto por representantes dos PCAs em efetivo exercício nas escolas estaduais. Será, ainda, vinculado ao gabinete do secretário de Estado da Educação e receberá suporte técnico e administrativo da Sedu. Em sua organização, terá a seguinte estrutura: coordenador (secretário de Estado da Educação); - secretário (servidor indicado pelo secretário da Educação); Membros (representantes dos professores coordenadores das áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e Matemática, Linguagem e Ciências Humanas e Sociais).
A composição do Fórum observará a distribuição dos professores coordenadores de área por Superintendência Regional de Educação (SRE), de forma que todas as áreas de conhecimento estejam representadas.
O grupo será constituído por 33 membros, cujas escolas ficam localizadas no território das 11 Superintendências Regionais de Educação, podendo haver um suplente por área de conhecimento em cada SER.
As reuniões ordinárias serão bianuais, sendo uma realizada no primeiro semestre e outra no segundo semestre. As reuniões extraordinárias poderão ser realizadas a qualquer tempo, por proposição do coordenador. Os encontros terão por objetivo geral a construção de um debate permanente entre os professores coordenadores de área e seus pares, bem como estreitar as relações entre esses professores, Superintendências Regionais de Educação- SREs e a SEDU - unidade central.
Nas reuniões poderão participar convidados, a pedido do coordenador do Fórum, quando houver necessidade, sendo que a pauta das reuniões será definida e enviada a todos participantes do Fórum. A portaria ainda destaca que são atribuições dos membros do Fórum de PCA: participar assiduamente das reuniões; colaborar com subsídios que fomentem o debate entre os membros do Fórum, durante as reuniões, a partir de temáticas indicadas; indicar melhorias nas propostas de trabalho apresentadas; difundir informações oficiais para a rede escolar pública estadual; auxiliar na discussão que subsidia tomada de decisões; outras atribuições identificadas e alinhadas pelo Fórum de PCA.
Confira aqui a Portaria nº 084-R, de 06 de abril de 2021
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
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