14/04/2022 14h27

Sedu realiza ‘1º Encontro Estadual de Diretores e Supervisores Escolares de 2022’

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, na manhã desta quinta-feira (14), o 1º Encontro Estadual de Diretores e Supervisores Escolares de 2022. O objetivo da ação foi refletir, por meio do debate, os desafios das escolas neste ano letivo.  O evento foi realizado de forma híbrida, por videoconferência, e de forma presencial, em polos, organizados pelas Superintendências Regionais de Educação (SRE).

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, enfatizou, em sua fala, que a Secretaria da Educação do Espírito Santo tem uma diretriz clara sobre os objetivos a serem alcançados e sobre aonde quer chegar. “Talvez por isso exista menos resistência, em sala de aula, a essas diretrizes, o que torna o cenário mais favorável ao sucesso da política pública. Agradecemos o empenho e a dedicação de todas as equipes durante todo o período de pandemia, sobretudo, aos gestores, que lideraram as equipes. Gostaria de dizer, no entanto, que sempre é possível aprimorarmos nossa atuação frente aos desafios que vão ser recolocados a todo tempo", afirmou.

O Encontro foi organizado e conduzido pela equipe da Assessoria de Gestão Escolar da Sedu. “Esse formato de reunião remete ao novo, às novas tecnologias digitais e metodologias ativas, e faz alusão ao Dia D + Tecnologia, que está sendo realizado nas escolas. Estamos aqui, juntos, para somar conhecimento”, disse a assessora de Gestão Escolar, Mayara Lima Cândido.

Ainda no encontro, o secretário lembrou aos diretores e supervisores escolares, sobre os investimentos do Governo do Estado na Educação. “O Governo tem feito diversos investimentos nas escolas, como o Programa de Fortalecimento da Aprendizagem; a criação de cargos de Coordenador Administrativo, de Secretaria e Financeiro (CASF) e Coordenador Pedagógico (CP) em escolas da Rede Estadual; a concessão de 40 horas para diretores que atuam em escolas com dois turnos, mas que têm apenas um vínculo com a Sedu; os investimentos por meio do Programa Estadual de Gestão Financeira Escolar; entre outros. Cabe a nós, gestores, liderar ações com foco no retorno, que precisa ser visto e sentido”, pontuou Vitor de Angelo.

Também acompanharam e falaram aos profissionais, os subsecretários de Estado da Educação Básica e Profissional, Andrea Guzzo; de Suporte à Educação, Alexandre Aquino; de Planejamento e Avaliação, Marcelo Lema; e de Administração e Finanças, Josivaldo Barreto.

Saúde mental

Um dos assuntos debatidos na reunião foi Saúde Mental, com foco nos estudantes e professores. Para falar sobre o assunto, a Sedu convidou a psicóloga Carolina Campos. “As competências emocionais constituem uma das ferramentas que podem ser implementadas como parte de um sistema de suporte para a saúde mental de alunos e educadores. O bem-estar está relacionado à promoção da saúde e à prevenção a doenças. É importante trabalhar as competências socioemocionais na escola, para estabelecer um ambiente saudável”, explicou.

APOIE

Nesse contexto, pode-se destacar a Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (APOIE), instituída pela Sedu, por meio da Portaria nº108-R, na rede pública estadual de educação capixaba. A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações que visem a contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes; fomentar, com as escolas, a construção de narrativas e estratégias que colaborem para o bem-estar no ambiente escolar; apoiar e orientar as escolas no acolhimento e encaminhamento de demandas relacionadas a aspectos psicossociais dos estudantes, proporcionando a articulação com os demais equipamentos de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

As ações da APOIE são desenvolvidas e executadas por equipes multiprofissionais, sendo um assistente social e um psicólogo em cada uma das 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE), além da equipe de Coordenação localizada na Unidade Central.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

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