30/11/2010 23h45 - Atualizado em 16/01/2019 12h47

Sedu realiza capacitação para novos Agentes de Suporte Educacional

Na nesta terça-feira (30), teve início, no Sesc de Guarapari, a capacitação obrigatória para os novos Agentes de Suporte Educacional (ASE), aprovados no concurso público realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). No curso, que segue até o próximo dia 03 de dezembro, estão reunidos 350 agentes, que farão a escolha de vaga, definindo a escola em que irão trabalhar.

Na abertura do evento, estiveram presentes o secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, o subsecretário de Administração e Finanças, José Raimundo Pontes Barreira, a gerente de Gestão de Pessoas, Fabiana Negrelli Passos Moreira e o assessor Especial de Projetos Estratégicos, João Pires. O secretário deu boas vindas aos novos servidores e destacou a importância do ASE.

“As pessoas que estão aqui passaram por um processo seletivo e, por mérito, irão reforçar o time da Educação, cuidando da secretaria escolar, que é o controle do mais essencial que a escola tem: a vida dos alunos e dos funcionários. É uma atividade de grande responsabilidade trabalhar para os cidadãos”, enfatizou o secretário.

O objetivo do treinamento é a busca de uma eficiência técnica e gerencial para estimular a participação do Agente de Suporte Educacional na rotina das instituições e garantir, dessa forma, o seu compromisso com os resultados a serem alcançados. O agente tem como função realizar atividades típicas do ambiente escolar, como matrícula de alunos, censo escolar, expedição de documentos e executar atividades relacionadas ao atendimento ao público. Os classificados a uma das vagas para o cargo terão jornada de trabalho de oito horas diárias, com remuneração de R$ 1.000,00.

A agente Daiana Ribeiro de Souza, de Atílio Vivácqua, está muito feliz por fazer parte desse novo processo. “É um privilégio estar aqui. Essa oportunidade de capacitação me faz sentir valorizada e aumentará meu desenvolvimento profissional.” Já o agente Clédison Pereira Esteves, de Vitória, mostrou-se empolgado. “O objetivo é iniciar com força total e desenvolver um bom serviço. Quanto maior o desafio, maior será a vontade de exercer o cargo”, ressalta.

De acordo com a gerente Fabiana Negrelli Passos Moreira, a partir de segunda-feira (06), os novos agentes já estarão atuando nas escolas. “É um cargo novo, criado em 2009, especificamente para trabalhar nas secretarias escolares. Isso é um reflexo do momento de transformação da Sedu, que vem investido na modernização de suas rotinas e profissionalização de suas equipes.”

O concurso

Foram oferecidas 450 vagas, divididas entre os municípios do Estado, exceto Águia Branca, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Santa Teresa e Vila Pavão. Do total de vagas em cada município, 5% foram destinadas pessoas com deficiência. A prova objetiva foi aplicada no dia 25 de abril, com 24.464 candidatos disputando 450 as vagas. Os classificados passaram ainda por uma avaliação de títulos e perícia médica.



Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br
Texto: Gustavo Rosa
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard