06/08/2010 16h29 - Atualizado em 22/01/2019 15h06

Sedu realiza Dia da Família Presente na Educação nesta sexta (06)

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) realiza, nesta sexta-feira (06), o Dia da Família Presente na Educação. O evento será realizado simultaneamente em todas as escolas da rede estadual, com objetivo principal de levar a família à escola. Na Escola Dom João Batista da Motta e Albuquerque, que fica em André Carloni, na Serra, a programação vai contar com a presença da subsecretária de Educação Básica e Profissional da Sedu, Adriana Sperandio, e da gerente de Educação, Juventude e Diversidade Maria do Carmo Starling.

Na escola serão realizadas ainda a Mostra Cultural Yah! Escola, uma parceria entre a Sedu e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Serão realizadas apresentações de danças, teatro, música, poesia, oficina de mangá (desenhos japoneses), entre outros.

Já a Escola Clóvis Borges Miguel, também na Serra, realiza uma programação especial na Câmara de Vereadores. O evento terá início às 19 horas e vai contar com uma palestra da psicóloga Mayra Amado, com o tema “Família e Escola, uma conversa possível”, além de sorteio de brindes e apresentações culturais de música, teatro e vídeos produzidos pelos próprios alunos.

Esse é um dia que está no calendário de todas as escolas da rede porque tem um objetivo muito importante: melhorar o desempenho do aluno na escola. “O objetivo é ampliar e aproximar o espaço de diálogo entre a escola e a família, chamando a atenção da família sobre a responsabilidade do acompanhamento da vida escolar dos filhos”, afirma a gerente Maria do Carmo Starling.

Na Escola Pedro Simão, localizada em Alegre, os pais vão participar de palestras e atividades, além de uma oficina de reaproveitamento de alimentos. Eles também terão a oportunidade de conhecer alguns trabalhos dos filhos. A Escola Nossa Senhora Aparecida, localizada em Cariacica, vai realizar uma palestra com o psicólogo Lutz Rocha sobre “Educação de Base”, e, em seguida, a direção da escola vai fazer uma explanação sobre os projetos da Sedu como o “Mais tempo na Escola”, entre outras.

Esse é o segundo encontro que as escolas realizam neste ano. O primeiro foi no dia 12 de março.

Família Presente

O Família Presente na Educação constitui-se em ações efetivas de articulação entre a família e a escola pela educação das crianças e jovens capixabas.

Dentre os seus objetivos estão: fortalecer e aprofundar a relação escola e família; aproximar as famílias das ações pedagógicas da escola; buscar o diálogo entre a família e a escola, definindo limites, possibilidades de cada uma; contribuir para a construção da identidade, autonomia, autoestima e perspectiva do estudante; e incentivar e fortalecer a participação e a organização coletiva de todos os segmentos da escola.

Em 2009, participaram do projeto 67 mil alunos de 65 escolas estaduais localizadas em Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra e Vitória. Neste ano, desde março, 100% das escolas da rede estadual começaram a trabalhar com o projeto. A expectativa é que em 2010 sejam atendidos 300 mil estudantes e suas respectivas famílias.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br