Sedu realiza eleições para composição dos Conselhos de Escola
A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Assessoria de Gestão (AE-07), realiza, nessa quinta-feira (24), as eleições para os novos membros que vão compor os Conselhos de Escola da Rede Estadual de Educação, o órgão máximo para a tomada de decisões realizadas no interior de uma unidade escolar.
O Conselho de Escola é formado pela representação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, como estudantes, professores, pais ou responsáveis legais, servidores administrativos, diretor (a) e entidades comunitárias.
Nesse Processo Eletivo, regulamentado pela Portaria nº 048-R, de 07 de fevereiro de 2022, serão eleitos novos conselheiros em unidades escolares com mais de 100 estudantes, em unidades escolares que compõem os Consórcios e, como novidade, nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), além das escolas de atendimento exclusivo aos estudantes em privação de liberdade do sistema prisional.
É um marco para a Educação Pública Estadual, considerando a abrangência desse processo eletivo e o ineditismo, ao incluir a abertura de novos conselhos escolares como mencionado anteriormente.
“Hoje é mais um dia histórico da nossa Rede Estadual de Educação. É chegado o momento de fazer valer a premissa da Gestão Democrática definida pelo planejamento estratégico da Sedu, em 2019, concluindo o processo de eleição dos Conselhos de Escola”, ressaltou o subsecretário de Estado de Planejamento e Avaliação da Secretaria da Educação, Marcelo Lema Del Rios Martins.
Considerando o Calendário Estadual do Processo Eleitoral dos Conselhos de Escola, a Cerimônia de Posse Coletiva dos novos conselheiros de escola será realizada no dia 14 de março, de forma a legitimar e consolidar esse processo eletivo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata