04/10/2010 17h10 - Atualizado em 21/01/2019 15h55

Sedu realiza II Concurso Científico Estadual - Einstein

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está realizando o II Concurso Científico Estadual – Einstein, que tem como objetivo despertar nos alunos e professores o interesse pela Ciência. Entre os prêmios está a um notebook.

As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas na Superintendência Regional de Educação (SREs), no período de 01 a 05 de novembro, das 8 às 18 horas. Poderão participar do concurso professores e estudantes da 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e alunos do Médio, Ensino Médio Integrado e da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A produção dos trabalhos será sobre temas relacionados ao cientista Albert Einstein, como luz, tempo, energia, átomos e gravidade. Os professores poderão participar da categoria “Artigo Científico”. Já os alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e os do Médio, Ensino Médio Integrado e EJA poderão participar das categorias “Artigo Relato”, “Vídeo Científico” e “Imagem” referente ao físico, com os mesmos temas.

Na categoria “Artigo Relato”, os alunos participantes deverão produzir um artigo relatando uma experiência desenvolvida ou vivenciada pelos autores. O texto deverá conter título, resumo e três palavras–chaves, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. O “Vídeo Científico” poderá ser produzido nos gêneros documentário e experimental.

Na categoria “Imagem”, as ilustrações deverão ser inéditas, de autoria própria do candidato, com escolha livre da técnica como desenho, colagem, gravura, pintura, entre outros.

O aluno e o professor que conquistarem o primeiro lugar serão premiados com um notebook e uma viagem a São Paulo para visitar o Programa “Catavento”, a Estação Ciência e o Museu da Língua Portuguesa. Em segundo lugar, o estudante ganhará uma máquina fotográfica digital e um kit científico. Os professores, uma filmadora digital. Em terceiro lugar, o aluno será premiado com um MP5 e um kit científico e o professor com uma máquina digital semiprofissional.

Cada participante poderá concorrer em apenas uma categoria de trabalho. Nas escolas, os estudantes deverão procurar um professor para orientá-los na preparação do trabalho e na inscrição junto à SRE. O professor orientador também ganhará prêmios.

As comissões julgadoras procederão às análises e seleção dos trabalhos, verificando as normas técnicas contidas no edital do concurso. No período de 08 a 26 de novembro, a comissão julgadora avaliará os trabalhos. Os três finalistas de cada categoria serão divulgados no dia 30 de novembro, no site da Sedu.

De acordo com subsecretária de Educação, Adriana Sperandio, o concurso é um movimento onde alunos e professores têm a oportunidade de participar de produções de natureza científica. Segundo ela, toda a ação está associada à implementação do Novo Currículo da Rede Estadual.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu