14/08/2019 12h10 - Atualizado em 14/08/2019 12h13

Sefaz apresenta agendas fiscal e econômica do Estado a representante do Banco Mundial

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) recebeu a visita do coordenador de Operações do Banco Mundial, o economista Rafael Muñoz, nesta terça-feira (13), na sede da Secretaria, na Enseada do Suá, em Vitória. Durante o encontro, consultores do Tesouro Estadual apresentaram as agendas fiscal e econômica do Estado. Também foi apresentado ao coordenador, o Programa de Concessões e Parcerias do Estado do Espírito Santo e o Fundo Soberano (Funses).

O subsecretário do Tesouro Estadual, Bruno Dias, falou sobre a visita. "A reunião foi importante para o fortalecimento institucional entre o Banco e o Estado. Foi a oportunidade de o Banco Mundial mapear as áreas de interesses diante dos desafios econômicos e fiscais do Espírito Santo", afirmou o subsecretário.

O Funses é uma forma de guardar as receitas do presente para garantir o futuro das próximas gerações, sendo criado para que o Estado não fique dependente da exploração do petróleo, explicaram os consultores ao representante do banco. 

No mês de julho, o Tesouro Estadual já aportou a primeira transferência para o Fundo no valor de R$ 11.179.850,19, oriundo da parcela mensal dos royalties do petróleo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o Estado.

Estruturação de Projetos

Sobre o Programa de Concessões e Parcerias ES, Muñoz sinalizou a possibilidade de apoio à estruturação de modelagens de projetos, de forma especial, nas áreas de infraestrutura e logística do Estado. "O Banco é referência mundial em projetos, caso essa disposição em contribuir seja confirmada, o Programa dará passos importantes na celeridade das soluções de gargalos que enfrentamos", explicou o Bruno Dias.

O Banco

O Grupo Banco Mundial é a maior fonte global de assistência para o desenvolvimento, proporcionando cerca de US$ 60 bilhões anuais em empréstimos e doações aos 187 países-membros. É parceiro do Brasil há mais de 60 anos, e já apoiou o Governo Federal, estados e municípios em mais de 430 financiamentos, doações e garantias

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos
(27) 3347-5128
alexandrelemosjr@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard