15/03/2021 18h03

Sejus altera procedimento de visita nos municípios com Risco Alto para a Covid-19

A partir desta segunda-feira (15), unidades prisionais localizadas em municípios classificados em Risco Alto para a Covid-19 passam por mudanças nos procedimentos de visita. A Secretaria da Justiça (Sejus) está alinhada com o 48º Mapa de Risco da doença, emitido pelo Governo do Estado, na última sexta-feira (12), para minimizar a propagação do novo Coronavírus. A medida é válida enquanto o mapa permanecer no vermelho.

Com isso, as unidades localizadas nos municípios de Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Barra de São Francisco e Aracruz, passam a realizar as visitas sociais pelo parlatório, local onde não há contato físico entre interno e visitante. A visita será autorizada a apenas um familiar e terá duração de 20 minutos.

As aulas realizadas nas unidades seguem suspensas, de acordo com o determinado pelo Governo do Estado. Já as atividades laborais de presos trabalhadores do regime semiaberto permanecem em vigor, respeitando as medidas de prevenção. Também está permitida a continuidade de projetos desenvolvidos dentro das unidades prisionais.

Desde o início da pandemia, a Sejus adotou medidas para prevenir o contágio da Covid-19 entre internos e servidores. Além disso, a limpeza das unidades e de equipamentos operacionais tem sido reforçada.

Como protocolo sanitário, servidores da saúde que atuam no sistema prisional, realizam a aferição de temperatura de quem adentra as unidades, como visitantes, servidores e demais colaboradores. Quem está com sintomas da doença tem o reagendamento da visita realizado e é orientado a buscar atendimento de saúde.

Todas as unidades prisionais contam com atendimento médico e celas de isolamento para o acompanhamento dos apenados com sintomas gripais. O mesmo ocorre quando há nova entrada ou movimentação de presos no sistema prisional.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard