07/10/2020 17h05

Sejus e DPU entregam amigurumis ao Hospital Infantil de Vitória

Bonecos confeccionados em crochê por internos da Penitenciária de Segurança Média 1 (PSME1), no Complexo de Viana, foram entregues ao Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, nessa terça-feira (06). A entrega é fruto da parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Defensoria Pública da União (DPU) em Vitória, órgão responsável pela campanha “Um amiguinho para chamar de meu”, realizada em conjunto com a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef).

Ao todo, 183 amigurumis foram entregues ao setor de Oncologia para levar um pouco de alegria às crianças que lutam contra o câncer no hospital. A entrega aos pequenos pacientes será organizada pelo Hospital Infantil.

Os bonecos em crochê foram produzidos por internos da unidade prisional com materiais de costura arrecadados durante a campanha da DPU, entre eles: 339 novelos de linha de crochê, 15 rolos de barbante, 33 quilos de fibra para enchimento, além de agulhas e demais aviamentos.

A defensora Pública Federal, Karina Bayerl, responsável pela coordenação de projetos e ações itinerantes do núcleo de Vitória, destacou a integração dos órgãos para impulsionar projetos de solidariedade e a ressocialização de detentos. "Ficamos muito felizes com o resultado da campanha. É gratificante saber que levamos um pouco de alegria para as crianças em tratamento oncológico por meio de um projeto desenvolvido pela Penitenciária de Segurança Média I", afirmou.

Além dos amigurumis, inspetores penitenciários da PSME1, doaram 183 kits contendo revistinhas para colorir e caixas de giz de cera. Para o diretor da unidade prisional, Roger Santesi Firme, a parceria tem um importante papel na ressocialização dos internos. “Os internos que participam do projeto Reabilitarte preenchem o tempo aprendendo a desenvolver artesanatos diversos, entre eles, o crochê. Além de ser uma prática laboral, eles também passam por um momento de reflexão, especialmente, por poder participar de uma campanha tão importante de solidariedade”, disse Roger Santesi. 

Projeto Reabilitarte

No projeto Reabilitarte participam 96 internos que cumprem pena na Penitenciária de Segurança Média 1. Iniciado em 2016, a iniciativa promove o desenvolvimento de artesanatos diversos com a técnica do crochê, além de costura, confecção de tapetes, redes e demais materiais. O projeto funciona como atividade laborativa e terapêutica para os custodiados. Desde o início do projeto, internos já produziram mais de dois mil amigurumis que foram doados a diversas instituições em ações de solidariedade.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Sandra Dalton
Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard