15/08/2023 17h24

Sejus elabora Plano de Defesa de Unidade (PDU)

A Secretaria da Justiça (Sejus) elaborou um Plano de Defesa de Unidade (PDU) para o sistema prisional do Espírito Santo. A Penitenciária de Segurança Máxima 2 (PSMA2) é a primeira a contar com o manual, que propõe um conjunto de protocolos de segurança para prevenção e contenção de incidentes.

O plano foi elaborado pela Subsecretaria de Inteligência Prisional (Subip), em colaboração com a Diretoria da PSMA2, da Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP), da Diretoria de Operações Táticas (DOT) e da Polícia Federal.

O policial penal Fabio Martinelli, da Subip, explica que para elaboração do Plano de Defesa de Unidade (PDU) foi necessário conhecer protocolos de segurança utilizados em diversas instituições de segurança do País. Foi usado como referência para o manual, estudos de caso como a evolução do Novo Cangaço, fenômeno caracterizado por técnicas e táticas evolutivas de crimes violentos contra o patrimônio e tomada de unidades prisionais, conhecida como Domínio de Cidades.

“O manual estabelece uma série de protocolos de segurança que demonstram o preparo dos servidores da Sejus para qualquer situação de ameaça ao sistema. É um conteúdo mais robusto que aprimora nossas técnicas de atuação para o atual cenário do país. Dentro desse contexto, aprimoramos técnicas de defesa para diversos eventos, como ameaça de explosão, ocorrência com refém e tomada de unidade. O objetivo é seguir protocolos de prevenção e contenção em situações sensíveis, que ameaçam a segurança do sistema prisional. Mostramos, dessa forma, que estamos atualizados e preparados para qualquer situação de crise”, afirma o servidor.

O secretário de Estado da Justiça, André Garcia, destaca que esta é uma iniciativa inédita para o sistema prisional do Espírito Santo. “O Plano de Defesa de Unidade (PDU) traz protocolos inéditos de segurança e defesa para as unidades prisionais do Estado, pois é específico para a nossa realidade. O documento traz orientações detalhadas e organizadas para situações críticas que atentem contra a segurança do sistema. Neste primeiro momento, o plano segue um direcionamento específico, focado nas necessidades da Penitenciária de Segurança Máxima 2, uma unidade estratégica em razão do perfil de seus internos. Mas toda unidade terá seu próprio manual, para que os procedimentos possam atender às características de cada estrutura de segurança”, pontua André Garcia.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard