14/09/2010 21h32 - Atualizado em 21/01/2019 16h49

Sejus finaliza triagem educacional na Penitenciária Feminina de Cariacica

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) terminou nesta terça-feira (14) a triagem educacional realizada na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC). Todas as mulheres participaram de uma palestra ministrada pela coordenadora do Núcleo Educacional da Sejus, Regiane Kiéper do Nascimento, e preencheram formulários para informar o grau de instrução de cada uma.

A ação serve para mapear o nível de conhecimento da população carcerária. A nova unidade, inaugurada em agosto, receberá as primeiras aulas no início do próximo ano por meio do projeto “Portas Abertas para a Educação”, resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

De acordo com a coordenadora do projeto, 20 educadores serão contratados para ministrar aulas de Ensino Fundamental e Médio para as internas. Estimuladas pela palestra desta terça-feira, muitas se emocionaram com a oportunidade. É o caso de Keila Jesus de Souza, que aos 40 anos de idade, vai voltar a estudar.

Vinte educadores serão contratados para ministrar aulas de Ensino Fundamental e Médio para as internas.

“Parei de estudar no primeiro ano do Ensino Médio. Acho que a educação é a única coisa que nunca vão poder tirar da gente. Vai ser muito bom para mim e para as outras internas, que precisam se ocupar, além de ser uma forma de termos de volta os valores que perdemos no mundo”, explicou Keila.

A diretora da unidade prisional, Mônica Tamanini, enfatiza a importância da educação dentro da penitenciária. “O interno geralmente quer resultados a curto prazo, mas esquece de se preparar para a vida lá fora. A educação oferece exatamente o contrário. Tem mulheres, por exemplo, que entram agora, analfabetas, para daqui a oito anos terem o ensino médio completo”.

“A formação educacional é essencial para que elas enfrentem o mercado de trabalho”, aponta Mônica. A psicóloga da unidade, Carla Marson, reforça o discurso. “A educação liberta, abre novos caminhos para o futuro dessas mulheres e, principalmente, faz bem para a saúde mental de cada uma”, descreveu a psicóloga.

Ainda neste ano, as internas com Ensino Médio completo poderão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado dentro da unidade. Também em 2010, as mulheres farão parte do Concurso Literário promovido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
(27) 3636-5732

Rafael Porto
(27) 9955-5426
rafael.porto@sejus.es.gov.br

Rhuana Ribeiro Albuquerque
(27) 9933-8195
rhuana.albuquerque@sejus.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard