03/08/2010 21h53 - Atualizado em 23/01/2019 12h12

Sejus inicia cadastramento de egressos do sistema prisional para oferta de empregos e cursos profissionalizantes

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) lança nesta terça-feira (03) o Sistema de Cadastramento e Acompanhamento ao Trabalhador Egresso (Sicate). O objetivo é formar um banco de dados para oferecer oportunidades de trabalho e cursos profissionalizantes aos egressos do sistema prisional. Por meio de parcerias com empresas e instituições de ensino, a Secretaria deve oferecer também cursos profissionalizantes aos cadastrados.

A diretora de Ressocialização do Sistema Penal, Quésia da Cunha Oliveira, enfatiza a importância do Sicate. “Vamos encaminhar os egressos para as empresas interessadas na absorção dessa mão de obra, potencializando a capacidade produtiva deles e diminuindo a vulnerabilidade decorrente da prisão. Esse é um programa que vem trazer mais organização para o Estado, na medida em que vai identificar quem tem interesse de trabalhar, mas que ainda precisa de oportunidade”, detalha.

 

Assessoria de Comunicação/ Sejus

O Governo vem criando mecanismos para facilitar o acesso dos egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho.

 

O atendimento está sendo realizado das 9h às 17h no Balcão da Cidadania, localizado no térreo do Edifício Fábio Ruschi, situado à Avenida Governador Bley, 236, Centro de Vitória. Os egressos devem comparecer ao local com RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Comprovante de Residência atualizado. A seleção para o mercado de trabalho vai respeitar as exigências estabelecidas por cada empresa conveniada. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (27) 3636-5832 ou 3636-5833.

Outra ação da Sejus para aumentar a oferta de vagas para internos e egressos do sistema prisional é o decreto 2460-R, que determina às empresas contratadas ou conveniadas aos órgãos do Governo a contratação de 6% de mão de obra proveniente do sistema penitenciário capixaba. Desse valor, metade deve estar sob regime semi-aberto e a outra metade deve ser formada de egressos.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
(27) 3636-5732
Rafael Porto
(27) 9955-5426
rafael.porto@sejus.es.gov.br
Rhuana Ribeiro Albuquerque
(27) 9933-8195
rhuana.albuquerque@sejus.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard