13/09/2010 22h04 - Atualizado em 21/01/2019 16h51

Semana Cultural chega às Superintendências de Cachoeiro e Colatina

Nesta segunda-feira (13) tiveram início as atividades da Semana Cultural dos jogos Na Rede, nas escolas das Superintendências Regionais de Educação (SREs) de Colatina e de Cachoeiro de Itapemirim. As atividades prosseguem até a próxima sexta-feira (17) com teatro, dança, cinema, passeios entre outras atrações culturais.

Na Escola Estadual Alfredo Lemos, em Itaguaçu, escola da SRE de Colatina, os alunos vão participar de atividades que lembram as origens dos povos do município. Serão apresentadas danças folclóricas pomeranas, além de um teatro obre o “Casamento Pomerano e a Cerimônia do Quebra Louça”. Também haverá danças italianas, africanas, portuguesas, indígenas e africanas. Outro destaque será a criação de salas temáticas com murais e fotos sobre as diversas etnias que formam a população local.

Já na Escola Estadual Antônio Eugênio Rosa, que fica em Itapina, distrito de Colatina, serão realizadas diversas oficinas. Entre as temáticas estão plantas desidratadas, compostagem orgânica, produtos de limpeza caseiros, automaquiagem e decoração de unhas, além de confecções. A escola vai realizar ainda desfile de moda, concurso de música e exposição de quadros.

No município de Itapemirim, da SRE de Cachoeiro, a Escola Washington Pinheiro Meirelles vai realizar diversas apresentações de dança como quadrilhas, hip-hop, além da participação do Grupo de Jongo de Cachoeiro de Itapemirim. Haverá ainda uma exposição de fotografia sobre a história e a cultura do município de Itapemirim, além de recitais de piano e violão.

Já a Escola Presidente Getúlio Vargas, em Cachoeiro de Itapemirim, vai enviar vários grupos de alunos para passeios. Alguns estudantes vão conhecer instituições de ensino superior e técnico enquanto outros virão a Vitória para conferir a trajetória do gênio Albert Einstein, em exposição no Palácio Anchieta.

A Semana Cultural será realizada em todas as SREs, sempre na mesma data da etapa regional dos jogos Na Rede, e envolvendo as escolas participantes na competição. A programação varia de acordo com cada escola e contempla diversas atividades e apresentações culturais como teatro, cinema, dança, música, literatura e artes plásticas. As atividades já foram realizadas nas SREs Barra de São Francisco, São Mateus e Vila Velha.

A gerente do projeto Cultura na Escola da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Mirtes Ângela Moreira Silva, explica que a Semana Cultural faz parte de uma série de ações para promover a cultura na rede estadual. “É uma ação do projeto Cultura na Escola, que tem como objetivo integrar, atuar e articular atividades culturais, tornando as escolas um lugar de produção cultural”, explicou.

Confira as escolas onde acontece a Semana Cultural

Escola Washington Pinheiro Meirelles
Escola Zacheu Moreira Fraga
Escola Presidente Getúlio Vargas