14/10/2010 12h00 - Atualizado em 21/01/2019 12h52

Semana Estadual de Ciência e Tecnologia mobiliza estudantes capixabas

Toda a rede de estudantes do Espírito Santo está convocada para participar da 7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. As principais atividades do evento vão acontecer no Sesi de Jardim da Penha de 19 a 22 de outubro, com entrada franca. São elas: a 5ª Mostra de Ciência e Inovação, o 14º Salão do Inventor Brasileiro, o 3º Circuito Metropolitano de Popularização da Ciência, a 2ª Mostra Inova Findes e o 5º Seminário dos técnicos industriais do Espírito Santo. A expectativa dos organizadores é de que 40 mil pessoas visitem os 138 estandes da Semana. A maioria deste público são de estudantes das redes pública e particular que estão sendo mobilizados pelos gestores da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e Educação (Sedu).

Desde sua criação pelo Governo do Estado em 2004, um dos grandes atrativos da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia é o Salão do Inventor Brasileiro, que chega em sua 14ª edição com muitas novidades e criatividade. O Salão recebeu inscrições de 48 trabalhos, de 19 estados brasileiros e uma inscrição internacional do Canadá, que vai expor no evento a tecnologia do bloco ecológico para construção Civil. “Há muita coisa legal para mostrar nesta temática da sustentabilidade”, disse Wagner Fafa, presidente do Instituto Brasileiro de Inovação, responsável pelo Salão do Inventor.

Ele informa que os 10 melhores trabalhos expostos serão os representantes brasileiros na Feira de Taiwan 2011. “Garantimos todas as despesas para o primeiro colocado participar deste evento, que é um dos mais tradicionais do mundo”, afirmou. Wagner lembra, também, que o vencedor do Salão do Inventor Brasileiro em 2010, o pesquisador capixaba Marcelo Vivácqua, apoiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), criou o “Stop Sex” um método de castração química de animais e foi reconhecido mundialmente após a conquista da medalha de ouro no Salão de Genebra. “Queremos repetir ou melhorar esta performance neste ano”, disse Wagner Fafa.

Para o coordenador geral da 7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, Marcos Adolfo Ferrari, esta é uma grande oportunidade para apresentar o potencial criativo e inovador do Espírito Santo. Ele analisa que nesta edição teremos mais envolvimento dos estudantes na 5ª Mostra de Ciência e Inovação da Sect por causa da parceria com a Sedu, que incentiva a participação nas 11 regiões de ensino no Estado. “Temos a chance de levar a ciência e tecnologia de forma lúdica para todos os visitantes, mas sabemos que é entre o público estudantil que a experiência fica mais marcante. Por isso, pensamos em muitas atrações interativas e envolventes”, afirmou Marcos Adolfo.

O teatro foi a ferramenta escolhida pela coordenação da Semana para conscientizar jovens e crianças sobre os problemas ambientais do planeta. A peça “No quintal da terra”, da companhia de teatro Asas, de Belo Horizonte, vai “brincar” com este tema em seis apresentações gratuitas durante o evento. Outra novidade será a oferta de jogos educativos em diferentes pontos do evento, onde os estudantes poderão fazer pontos no jogo da reciclagem, ou no jogo da sustentabilidade, por exemplo, e ganharão como prêmio copos retráteis, canetas de material reciclado e eco bags para acondicionar as compras e evitar o uso de sacolas de plástico. “Estamos trabalhando muito para que seja um evento inesquecível para todos e que ajude a sociedade a compreender melhor o conceito de ciência para a sustentabilidade”, disse Marcos Adolfo.



Informações para Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sect
Nides Alves de Freitas
nides@sect.es.gov.br
cel.: 9964-2490
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard